Sicredi Fronteiras PR/SC/SP realiza o 2º Summit do Comitê Jovem
Dia 14, na cidade de Capanema, ocorreu o 2º Summit do Comitê Jovem da Sicredi Fronteiras. O
Dia 14, na cidade de Capanema, ocorreu o 2º Summit do Comitê Jovem da Sicredi Fronteiras. O evento reuniu, na sede administrativa da cooperativa, cerca de 60 jovens, que debateram como aumentar o engajamento do público jovem ao cooperativismo, fortalecendo assim a base de associados e valorizando o trabalho local.
Após serem recepcionados com um delicioso café da manhã, os participantes foram direcionados ao auditório, onde iniciaram um dia repleto de atividades e dinâmicas.
Na parte da manhã, com início às 09h, os presentes participaram do Programa Crescer. O Programa Crescer visa promover a compreensão sobre o funcionamento das sociedades cooperativas. Neste momento, eles puderam entender com mais clareza quais são os diferenciais competitivos do Sicredi e seus projetos em andamento na área de desenvolvimento do cooperativismo. Todos eles receberam um certificado de participação no programa.
No período da tarde, várias dinâmicas voltadas ao cooperativismo foram realizadas. Uma delas foi a confecção de um plano de ações para o comitê jovem. Cada grupo foi desafiado a apresentar ideias de cunho social que vá beneficiar a comunidade e o crescimento coletivo. Conforme Adriana C. Barros Mees, a cooperativa está crescendo e por isso, necessita crescer com tecnologia, contando com mentes inovadoras, construtivas e os jovens, com essa visão mais ampla, poderão ajudar.
“É curioso perceber como os jovens buscam apoiar as empresas que tem trabalho no âmbito social. Eles têm essa simpatia. Interesse pela sustentabilidade, diversidade e em como a empresa se posiciona em relação às diferentes questões da atualidade”, ressalta Adriana.
Sobre o comitê jovem:
Motivados pela Woccu – Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito, comandado e orientado por Manfred Alfonso Dasenbrock, presidente da SicrediPar, da Central Sicredi PR/SP/RJ e conselheiro do Conselho Mundial das Cooperativas, que há 3 anos o Sicredi iniciou este movimento de buscar jovens para engajar no cooperativismo, e no ano passado, na Sicredi Fronteiras, o Comitê Jovem e o Comitê Mulher foram criados.
Objetivando a perenidade do sistema cooperativista, a Sicredi Fronteiras deseja despertar no jovem a visão do empreender, da cidadania e da liderança. Através disso, ajudá-los a se desenvolver, usando os serviços que possui.
“Não podemos ficar com a mente adormecida. A tecnologia está pronta para que nós. Seja na área da saúde, educação, comunicação, transporte ou agricultura. Esta tecnologia e velocidade está entrando nas cooperativas e queremos trazer o jovem para que ele possa ajudar neste pensamento e nos dizer o que pode ser diferente ou como podemos entregar tudo o que temos de uma forma diferente” comenta José César Wunsch, Presidente da Sicredi Fronteiras PR/SC/SP.
Wunsch ainda afirma que a Sicredi Fronteiras sempre valorizou o relacionamento com os associados. No entanto, a maneira de se relacionar mudou. Por isso, a cooperativa precisa estar onde o associado está. “O jovem quer se relacionar através do seu computador, no seu escritório, no seu celular. Ele está relacionado 24h com a cooperativa. Na palma da mão está a cooperativa, como por exemplo, através da conta WOOP. Precisamos através de encontros como este, entende-los e ouvi-los, para continuarmos trabalhando em prol das comunidades onde atuamos”.
O próximo Summit do Comitê Jovem ocorrerá ainda este ano.