Serviços de pavimentação em concreto entre Goioerê e Quarto Centenário já começaram
Trecho da PR-180 está recebendo serviços de terraplenagem para aumentar a capacidade de tráfego, antes de iniciar a nova pavimentação
Trecho da PR-180 está recebendo serviços de terraplenagem para aumentar a capacidade de tráfego, antes de iniciar a nova pavimentação em concreto. Investimento é de R$ 61,7 milhões.
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), já iniciou os serviços de terraplenagem na PR-180, entre Goioerê e Quarto Centenário, na região Centro-Oeste, parte da obra de restauração em concreto da rodovia por meio da técnica whitetopping.
Os serviços consistem no corte ou aterro do solo ao lado da pista existente para ampliar a plataforma da rodovia, pré-requisito para o alargamento das faixas de rolamento, implantação dos acostamentos e das terceiras faixas em pontos críticos.
Uma vez ampliada a capacidade de um dos sentidos da via e reciclado o pavimento asfáltico existente em uma das faixas, o tráfego será bloqueado parcialmente para execução das placas de concreto do pavimento rígido, com 21 centímetros de espessura. O whitetopping consiste, justamente, em aproveitar a pista existente, após melhorias, como base para o pavimento de concreto, que tem vida útil maior, é mais resistente à ação do clima e necessita de menos serviços de conservação.
Juntamente com a terraplenagem, também atua no trecho uma frente de trabalho para implantar os dispositivos do sistema de drenagem de águas da rodovia, que nesta etapa incluem bueiros de concreto e caixas de passagem.
A obra tem 11,13 quilômetros de extensão, com um investimento de R$ 61.708.743,49. Além do pavimento novo, ela prevê alargamento das faixas de rolamento dos atuais 3,20 metros a 3,40m para 3,60m cada, incluindo as novas terceiras faixas. Os acostamentos terão 2, 50m cada, em ambos os lados da rodovia, também com pavimento rígido de concreto, mas de espessura menor, com 15 centímetros.
Está prevista, ainda, a correção de geometria de algumas curvas com maior risco de acidentes, três interseções em nível, e a nova iluminação viária, com 102 postes metálicos de 12 metros de altura, luminárias LED e rede elétrica de distribuição trifásica em média tensão.
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PROJETO– O projeto executivo de restauração e ampliação da capacidade desse trecho da PR-180 é resultado da parceria entre a Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), dentro do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná.
Esta é a primeira obra utilizando o whitetopping fora da região Sudoeste, onde ela foi aplicada com sucesso na PRC-280 e já resultou em obras em mais dois trechos da mesma rodovia.
A pavimentação em concreto deve ser expandida na malha rodoviária estadual nos próximos anos, com restauração e ampliação da capacidade de mais corredores logísticos.(AEN)