Primeira apresentação do Natal no Palácio Iguaçu é um espetáculo de fogos, luzes e música

Abertura teve exibições da Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP) e corais da Copel e Sanepar, além da participação da dupla

Abertura teve exibições da Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP) e corais da Copel e Sanepar, além da participação da dupla César Menotti e Fabiano. Também houve projeções em 3D na fachada do Palácio e queima de fogos de artifício.

O Natal Palácio Iguaçu, em Curitiba, estreou nesta sexta-feira (19), sob os olhares atentos e encantados de milhares pessoas. O clima natalino tomou conta da multidão, que acompanhou a apresentação da Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP) e corais da Copel e Sanepar, além da participação da dupla César Menotti e Fabiano. A exibição ainda contou com projeções mapeadas em 3D na fachada do Palácio e queima de fogos de artifício.

“Estamos dando a largada para as festividades de Natal no Paraná com essa apresentação linda e inédita no Palácio Iguaçu”, disse o governador Carlos Massa Ratinho Junior. “Após meses de muita aflição, tristeza e distanciamento de quem amamos, nada melhor do que celebrar o renascimento pós-pandemia com uma grande confraternização, tomada de esperança e fé, que são os combustíveis da vida”.

O espetáculo de cores, luzes e músicas segue até 18 de dezembro e pode ser assistido gratuitamente sempre às sextas-feiras e sábados, a partir das 20h, na sede do Poder Executivo. O evento é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Comunicação Social e Cultura e da Governadoria, em parceria com a Prefeitura de Curitiba e a Renault do Brasil, e integra os festejos natalinos da Capital paranaense.

O governador afirmou que o avanço da vacinação contra a Covid-19 no Paraná diminuiu significativamente os indicadores da pandemia no Estado, permitindo a retomada dos concertos de Natal. “Esperamos ter um final de ano muito mais feliz e tranquilo”, afirmou.

“A vacina tem demonstrado que é a solução para o enfrentamento da Covid-19. O Paraná, em parceria com as secretarias municipais de saúde, tem feito um forte trabalho nesta área e mantido a vacinação dentro do cronograma estabelecido. Com isso, o cenário melhorou consideravelmente e está mais favorável, permitindo, com cuidados, que as famílias possam se reunir novamente para os festejos natalinos. Uma grande alegria para todos nós”, reforçou o governador.

 

COMPARTILHAR  O secretário estadual da Comunicação Social e da Cultura, João Evaristo Debiasi, destacou que o Natal Palácio Iguaçu oferece entretenimento cultural de qualidade para os paranaenses. “É uma enorme satisfação promover para a sociedade um encontro natalino com a primeira e maior orquestra pública mantida pelo Governo do Estado e com os corais tão tradicionais do Paraná”, disse Debiasi.

“O Natal é tempo de família, de união e de compartilhar os momentos com as pessoas que participam de nossas vidas. E nada melhor que um espetáculo dessa grandiosidade para oferecer essa oportunidade à população”, salientou o secretário.

REPERTÓRIO  A apresentação conta com 64 cantores, sendo 32 do coral da Copel e 32 da Sanepar. Com duração de aproximadamente uma hora por exibição, o repertório da Orquestra Sinfônica do Paraná, como informou a superintendente-geral da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, concentra-se em músicas clássicas, natalinas e tradicionais da MPB.

“O repertório tão natalino, emocionante e tão acessível a todos nos lembra que é tempo de compartilhar experiências e retomar aos poucos o contato com quem amamos. Esse encontro entre a Orquestra e os corais da Sanepar e da Copel ficará em nossas memórias tanto por trazer o melhor da nossa Cultura aos paranaenses quanto por todo o simbolismo que carrega”, disse a superintendente.

Entre as obras mais famosas apresentadas pela OSP e pelos Corais estão Novo Tempo, Divertimento de Natal, Prece De Natal (pastoril Alagoano), Natal das Crianças, A Paz, Vem Chegando o Natal, Aquarela, Carrol Of The Bells Rock, Jingle Bell Rock, All I Want For Christmas Is You, Superfantástico (Balão Magico), Feliz Natal (Feliz Navidad) e Bicho do Paraná, de João Lopes.

As músicas têm arranjos feitos por Alexandre Brasolim, maestro da OSP e músico violinista, e de Dirceu Saggin, produtor musical. Segundo Saggin, as escolhas das canções passam pelos cantos natalinos e sucessos da música brasileira e internacional, que transmitem mensagens de afeto, esperança e otimismo. “A ideia de reunir estas instituições do Paraná e fazer do Palácio Iguaçu uma TV gigante é genial”, destacou Saggin.