Livro do Guaíra, exposições e Orquestra Sinfônica “na rua” marcam a agenda cultural
A agenda no Teatro Guaíra é marcada com o lançamento do livro “Teatro Guaíra 140 Anos” na segunda-feira (24). Além

A agenda no Teatro Guaíra é marcada com o lançamento do livro “Teatro Guaíra 140 Anos” na segunda-feira (24). Além disso, a Orquestra Sinfônica do Paraná faz duas apresentações na Região Metropolitana de Curitiba: em Almirante Tamandaré (21) e em São José dos Pinhais (26 e 27).
A agenda cultural traz sempre uma programação diversa e inclusiva para todas as idades, com destaque para espetáculos, literatura e artes visuais. Os eventos ocorrem nos espaços administrados pelo Governo do Estado, como teatros, museus e a Biblioteca Pública do Paraná.
Para os fãs de RPG, a Biblioteca Pública do Paraná promove no próximo sábado (22) um encontro de RPG e board games para iniciantes de 6 a 12 anos. No Museu da Imagem e do Som, o esquenta para o Carnaval, no dia 26, é com uma roda de conversa sobre a história do sambista curitibano Mestre Chocolate.
A agenda no Teatro Guaíra é marcada com o lançamento do livro “Teatro Guaíra 140 Anos” na segunda-feira (24). Além disso, a Orquestra Sinfônica do Paraná faz duas apresentações na Região Metropolitana de Curitiba: em Almirante Tamandaré (21) e em São José dos Pinhais (26 e 27).
Confira a programação completa:
Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)
Exposição Permanente – Destinada a mostrar as obras de Alfredo Andersen, essa exposição contém quadros e desenhos que marcaram a vida e legado do pai da pintura paranaense. Entre retratos, paisagens e cenas de gênero, o público pode contemplar a produção artística do homem que dá nome ao nosso Museu Casa. Entrada gratuita.
Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)
“Desver” – “Desver” é uma instalação multissensorial de Ivana Cassuli e Marcelo Borges Eggers, do grupo Blanche Bois, que explora os ciclos de vida e a ressignificação das percepções visuais e sonoras. A mostra utiliza “glitch art”, “vídeo painting” e intervenções tecnológicas para criar novas formas de ver e ouvir o mundo. Entrada gratuita.
Exposição em Antonina – O MIS-PR inaugurou na Estação Ferroviária de Antonina uma exposição que celebra a história e cultura do município litorâneo por meio de acervo audiovisual do próprio museu. A mostra apresenta uma seleção de imagens do fotógrafo Jesus Santoro (1994-2003) e objetos tridimensionais do acervo do museu, com equipamentos históricos que ilustram a evolução das tecnologias de imagem e som. A entrada é gratuita e o local funciona de segunda a segunda, das 9h às 18h.
Oficina Desenhando – Na sexta-feira (21), das 14h às 16h, a atividade começa com um passeio educativo pelo museu sobre a história do Palácio da Liberdade, onde fica o MIS-PR atualmente. Depois, os participantes escolhem uma parte do museu para fazer um desenho de observação com grafite e pintura com tinta nanquim. As inscrições são gratuitas. Público: a partir de 11 anos.
Roda de diálogo – No dia 26 de fevereiro, das 16h às 17h30, na semana que antecede o Carnaval, o MIS-PR resgata a história do sambista curitibano Mestre Chocolate. Será feita uma apreciação musical das principais composições do músico e também uma roda de conversa. A inscrição deve ser feita pelo e-mail [email protected] com as seguintes informações: nome, idade, telefone, e-mail e CPF. Também pode ser feita na recepção do museu até 15h30.
Museu Paranaense (MUPA)
Mostra “Ephemera/Perpétua” – Com caráter amplamente multidisciplinar, a exposição Ephemera/Perpétua traz mais de 180 peças do acervo do Museu Paranaense, que é um dos mais importantes da América Latina nos campos da antropologia, arqueologia e história. A exposição traz ao visitante reflexões acerca do sentido das coleções e dos colecionadores, pesquisa científica, tempo e memória, tendo como ponto de partida a história da própria instituição e acervos emblemáticos.
Mostra “Ante Ecos e Ocos” – Uma exposição de longa duração que apresenta a cultura afro-brasileira no Paraná a partir de objetos que integram o acervo do Museu Paranaense. A exposição é um projeto de curadoria compartilhada, formada por um grupo interdisciplinar de pesquisadores e artistas que identificaram diálogos possíveis entre interesses acadêmico, museal, artístico e representativo dos afro-paranaense.
Museu Oscar Niemeyer (MON)
Em cartaz – Diversas exposições estão em cartaz no maior museu da América Latina: “O Olho da Noite – Jean-Michel Othoniel”, “Alex Flemming 70 Anos”; “German Lorca, Mestre da Fotografia”; “Afinidades III – Cochicho”, “Afeganistão – Tapetes de Paz e Guerra”, “África – Expressões Artísticas de um Continente”; “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses”; “Trilhos e Traços – Poty 100 anos”; “O Mundo Mágico dos Ningyos”; “Espaço Niemeyer”; “Pátio das Esculturas” e “MON sem Paredes”.
vro “Teatro Guaíra 140 Anos” – O Teatro Guaíra, que atravessou séculos e se tornou referência cultural no Brasil e no Exterior, celebra sua história com o lançamento do livro “Teatro Guaíra 140 Anos” na próxima segunda (24), às 19h30, no foyer do teatro, com entrada gratuita. O autor da obra – o escritor, poeta e jornalista Zeca Corrêa Leite – estará presente para autografar exemplares, que serão distribuídos gratuitamente.
Orquestra Sinfônica em Almirante Tamandaré – A Orquestra Sinfônica do Paraná fará nesta sexta-feira (21) um concerto especial que marca a abertura da programação de 2025 do Centro de Convenções Prefeito Sebastião Natal Colodel, em Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba. A apresentação, que terá início às 20 horas, será regida pelo maestro Roberto Tibiriçá, diretor musical da orquestra. A entrada será gratuita. Os ingressos estão esgotados.
Guaíra para Todos: OSP em São José dos Pinhais – São José dos Pinhais receberá o primeiro espetáculo de 2025 do programa Guaíra para Todos, que busca democratizar o acesso à cultura no Paraná. A Orquestra Sinfônica do Paraná vai se apresentar na Usina da Música (R. Veríssimo Marques, 299, Centro – São José dos Pinhais) no dia 26 de fevereiro (quarta) às 10 horas e no dia 27 (quinta) às 20 horas, com um repertório eclético que une clássicos atemporais e sucessos populares, em uma programação elaborada para agradar a todas as idades e gostos musicais. A entrada é gratuita.
Miniauditório Glauco Flores de Sá Brito
Colônia de Férias Cultural Sky Arts & Sky Dance – O miniauditório do Teatro Guaíra recebe a Colônia de Férias Cultural Sky Arts & Sky Dance, que trará apresentações de teatro e dança para crianças: “No Céu de Tango”, no dia 21; “Guardiões do Planeta”, no dia 22; e “Reticências”, no dia 23. O evento será sempre às 19h30, no auditório Glauco Flores de Sá Brito (miniauditório). Os ingressos custam a partir de R$ 25,00 e estão disponíveis no DiskIngressos.
Teatro José Maria Santos
“Deriva” – Novo espetáculo da Súbita Companhia, estreou nesta quinta (20), no Teatro Zé Maria, com temporada que segue até 2 de março — de terça a sexta, 20h, sábados com sessões duplas, às 17h e 20h, e domingos, às 17h. A entrada é gratuita, com ingressos distribuídos na bilheteria do teatro uma hora antes das sessões. A peça abre as comemorações de 18 anos de trajetória da Súbita Companhia.
Biblioteca Pública do Paraná (BPP)
Jornal Cândido – A última edição do periódico on-line já está disponível para acesso e download. O conteúdo da vez relaciona literatura e música, tendo como fio condutor o escritor colombiano Andrés Caicedo (1951-1977), que publicou “¡Que viva la música!”, em reportagem assinada por Fernanda Maldonado. Na retranca, uma prateleira com títulos relacionados ao assunto da capa.
Na sessão Entrevista, Rodrigo Garcia Lopes conversa com o jornalista, músico e escritor londrinense Bernardo Pellegrini. O também músico e escritor carioca Rogerio Skylab publica um conto em sua estreia na ficção, com o recém-lançado “Homem-urubu” (Madame Psicose e Kotter Editorial). Seguindo com a pauta literária e musical, uma tradução de Melissa Luz para a letra de Lou Reed (Velvet Underground), “O Presente”.
O jornal oferece outros conteúdos inéditos, como uma crônica de Pedro Guerra, poema de Ronaldo Cagiano, um ensaio fotográfico de Malu Cordeiro, além da arte da capa por Iuri De Sá. Acesse em: bpp.pr.gov.br/Candido.
Sábado Lúdico – Encontro de RPG e board games para iniciantes de 6 a 12 anos.(AEDN).