Lançamento da Campanha de Educação no Trânsito.

CONSELHO DA MULHER EMPRESÁRIA MOBILIZA PROJETO QUE AJUDA A EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO EM CAPANEMA

O Conselho da Mulher Empresária, preocupadas com o aumento de acidentes no trânsito de nossa cidade, buscou parcerias para mobilizar um projeto de educar no trânsito. Ao estender o convite, percebeu-se que esta preocupação está em todos os grupos, sejam escolas, pessoas com necessidades especiais, idosos e população em geral.

Hoje dia 02 ocorreu o lançamento da campanha de Educação no Trânsito, com autoridades e convidados na sala de reuniões da ACEC, para passar o cronograma e de como vai ser feito.

O trânsito está, acima de tudo, fundamentado no direito que o cidadão possui de ir e vir, visto que o exercício deste direito se dá em espaços públicos, que, infelizmente, não são considerados como de todos, em um reconhecimento de que o cuidado e as obrigações são imputados a todos os cidadãos. Assim temos que o conceito de público não deve ser associado a uma idéia de governo ou estado, mas deve ser reconhecido como de nosso município.

Segundo os setores de segurança pública e do Corpo de Bombeiros de Capanema, nossa cidade vem enfrentando um aumento expressivo do número de acidentes de trânsito, como citado acima.

É preciso uma intervenção mais concreta, assídua, rotineira, freqüente e decisiva, além de uma análise objetiva de suas condições de existência (Educação para o trânsito) e de funcionalmente para que, de fato, haja significativa alteração nas estatísticas de acidentes sejam eles com vitimas ou não.

Compreendemos que campanhas isoladas, palestras e panfletos, de pouco adiantam se não existir um trabalho educativo e contínuo desde a infância que precisa receber ensinamentos permanentes de: respeito, cortesia, responsabilidade, ética, normas e regras pré-estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro.