Ginastas olímpicas paranaenses se apresentam no Ginásio do Tarumã nesta quinta-feira

Além das ginastas olímpicas, se apresentarão 549 atletas, sendo 400 de ginástica artística e 149 de ginástica rítmica. Evento é

Além das ginastas olímpicas, se apresentarão 549 atletas, sendo 400 de ginástica artística e 149 de ginástica rítmica. Evento é organizado por uma parceria entre o Centro de Excelência de Ginástica do Paraná (CEGIN)  e o Clube Agir, com o apoio do Governo do Paraná.

Após grande sucesso em 2024, principalmente nos Jogos Olímpicos de Paris, as ginastas paranaenses Julia Soares e Barbara Domingos farão parte de uma apresentação especial no evento Gala Olímpica, que acontece nesta quinta-feira (19), no Complexo Esportivo Tarumã, maior arena de esportes pertencente ao governo estadual. Além das ginastas olímpicas, se apresentarão 549 atletas, sendo 400 de ginástica artística e 149 de ginástica rítmica.

O evento é organizado por uma parceria entre o Centro de Excelência de Ginástica do Paraná (CEGIN) e o Clube Agir, com o apoio do Governo do Paraná, por meio da Secretaria do Esporte (SEES), e a Prefeitura de Curitiba.

“A comunidade poderá ter acesso a esse espetáculo e ver de pertinho as nossas ginastas olímpicas”, afirma a presidente da Federação Paranaense de Ginástica, Márcia Aversani. “O evento representa os atletas, treinadores e todos os envolvidos com a ginástica, de todo o Paraná”.

Márcia destaca a parceria entre federação e o Governo do Estado, que, segundo ela, contribui para a evolução da modalidade. “Tivemos em 2024 um ano muito especial, que marcou o encerramento do ciclo olímpico de Paris com grandes conquistas para o nosso Estado. Julia Soares e Barbara Domingos foram verdadeiras inspirações, ícones, motivando não só atletas de alto rendimento, mas também muitas crianças a iniciarem na ginástica, o que garante um futuro promissor para esse esporte”, disse.

BOLSISTAS – Julia e Barbara marcaram seus nomes na história do esporte paranaense e brasileiro na última edição dos Jogos Olímpicos, em Paris. Julia integrou a equipe feminina de ginástica artística que conquistou a primeira medalha olímpica por equipes para o Brasil, enquanto Barbara alcançou um feito inédito ao se classificar para a final da ginástica rítmica, garantindo um lugar entre as 10 melhores atletas do mundo.

Embora atuem em modalidades diferentes, as duas possuem trajetórias que se cruzam no Paraná. Ambas treinam em estruturas esportivas apoiadas pelo Governo do Estado e são contempladas por programas de incentivo ao esporte. Elas têm o apoio do programa Geração Olímpica e Paralímpica (GOP), que concede bolsas-financeiras a atletas vinculados a instituições paranaenses (federações e escolas) do Proesporte, que dá suporte financeiro a projetos esportivos credenciados pela SEES com recursos oriundos de renúncia fiscal.(AEDN).