Festsol – A alegria e a cultura do Nordeste no MS
Neste domingo, 20 de outrubro, o Jornal Folha de Capanema esteve no 19ª Festsol (Festa da Carne de Sol). Realizado
Neste domingo, 20 de outrubro, o Jornal Folha de Capanema esteve no 19ª Festsol (Festa da Carne de Sol). Realizado pelo Centro de Tradições Nordestinas (fundado a 25 anos), no Clube Indaiá, o evento é tradicional em Dourados e em Mato grosso do Sul.
O cardápio, que faz parte da mesa do nordestino, teve o famoso baião de dois com feijão de corda, a farofa com cuscuz, sarapatel, creme de jerimum (abóbora cabotiãn) e a suculenta carne de sol assada no espeto, “que para se transformar em carne de sol, ela fica no sereno e recebe apenas os primeiros raios solares”,
Além das delicias do menu nordestino, o público dançou até às 18h, com o FórroDiando, formado por jovens de Dourados que cantam música raiz; a Banda Terra Seca, fundada há 20 anos por Acelino e também com André Menezes e Ítalo Cassio, fundador do CTN, de Rio Brilhante.
O evento reuniu nordestinos e toda comunidade que ama esta grande cultura. Um evento familiar e extremamente divertido. Onde todos puderam dançar ao som do forró e experimentaram o que há de mais autêntico no mundo nordestino. Simplesmente impossível ficar parado ao som da zabumba, sanfona e triangulo.
“É uma oportunidade de o público conhecer não só a tradicional culinária, como toda a cultura em si. Nosso objetivo é confraternizar todos os povos junto a cultura do Nordeste. Esperamos a cada ano trazer mais atrações e proporcionar muita alegria aos nossos visitantes” disse em entrevista, a presidente do CTN, Simonia Siqueirat Silva.