Duplicação da rodovia entre Turvo e Guarapuava tem resultado de edital homologado

Licitação prevê nova pista e restauração da pista atual, ambas em pavimento de concreto. Investimento é de R$ 293,7 milhões

Licitação prevê nova pista e restauração da pista atual, ambas em pavimento de concreto. Investimento é de R$ 293,7 milhões para trecho de 27,02 km. Próxima etapa é a assinatura do contrato com o consórcio vencedor da licitação.

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), publicou a homologação do resultado do edital para duplicar e restaurar em concreto a PRC-466 entre Turvo, na região central, e Palmeirinha, distrito de Guarapuava, no Centro-Sul. O investimento será de R$ 293.750.000,00 para atender o trecho de 27,02 quilômetros.

Com isso, a próxima etapa, após trâmites internos, será a assinatura do contrato com o Consórcio Dalba/CLC, formado pelas empresas Dalba Engenharia e Empreendimentos Ltda. e Construtora Luiz Costa Ltda. Ele terá o prazo de 720 dias (dois anos) para executar a obra, após emissão da Ordem de Serviço pelo DER/PR.

Está prevista a implantação de uma nova pista paralela à atual, em pavimento rígido de concreto com duas faixas de tráfego e acostamentos externos. A pista existente será restaurada pela técnica whitetopping, em que o pavimento asfáltico atual é aproveitado como base para uma nova camada de pavimento rígido de concreto.

As pistas serão separadas por um canteiro central, exceto nos perímetros urbanos de Turvo e Palmeirinha, onde serão implantadas barreiras de concreto New Jersey separando os dois sentidos de tráfego. Nestes trechos também serão executadas vias marginais em pavimento asfáltico, com sentido único em cada lado da rodovia.

O município e o distrito ganharão novos viadutos do tipo diamante, em que os usuários podem entrar e sair da pista pela faixa da direita, com rótulas dos dois lados do viaduto, disciplinando o tráfego municipal e o acesso à PRC-466.

Também está prevista uma nova ponte sobre o Rio Turvo ao lado da estrutura existente, e a implantação de retornos com geometria do tipo “U” a cada seis quilômetros. Serão executados ainda abrigos para parada de ônibus, calçadas, iluminação pública, expansão do sistema de drenagem de águas, nova sinalização horizontal e vertical, e instalação de dispositivos de segurança viária.

OUTRAS INICIATIVAS – O DER/PR conta com várias iniciativas em andamento visando modernizar a malha rodoviária da região central e sua ligação com o Norte e Noroeste. Está em execução a duplicação e restauração em concreto da PRC-466 entre Palmeirinha e Guarapuava, trecho de 11,52 quilômetros. Os serviços começaram em setembro e já foram investidos cerca de R$ 4 milhões na empreitada, de um total de R$ 118 milhões. A previsão de conclusão é fevereiro de 2026.

Está correndo o edital da duplicação e restauração em concreto da PRC-466 entre Pitanga e Turvo, trecho de 45,5 quilômetros. A sessão de disputa está marcada para o início de dezembro.

E foram marcadas as audiências públicas das obras de restauração em concreto e ampliação da capacidade da PRC-466 entre Pitanga e Manoel Ribas, e da PR-460 e PRC-487 entre Pitanga e Nova Tebas, ambas para o dia 19 de novembro, às 14h e 15h.(AEDN).