DER analisa propostas para ampliação da capacidade da PRC-280 no Sudoeste
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR) vai analisar as propostas enviadas por duas empresas que participam da licitação da
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR) vai analisar as propostas enviadas por duas empresas que participam da licitação da obra de ampliação da capacidade de dois trechos da rodovia PRC-280, na região Oeste do Paraná.
A obra consiste na implantação de terceiras faixas em dois trechos da rodovia: entre o quilômetro zero (divisa do Paraná com Santa Catarina) e o km 5,9 (em União da Vitória); e entre o km 130,3 (no acesso a Palmas) e o km 254,9 (no entroncamento que dá acesso a Marmeleiro).
O investimento para a obra é estimado em R$ 28 milhões e terá parte do montante financiado pelo Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID), dentro do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná.
O trecho entre o entroncamento da rodovia com a BR-153 (km 70,8) e o km 130,3 (acesso a Palmas), passará por obras de restauração do pavimento e é objeto de outra licitação.
MODERNIZAÇÃO – De acordo com o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, os investimentos na PRC-280 visam potencializar este importante corredor de transporte agroindustrial. “Ampliar a capacidade da rodovia sempre esteve entre as prioridades do governo Ratinho Júnior”, afirmou. “Pela PRC-280 passam caminhões em direção à Coamo, a maior cooperativa agrícola do País e, por isso, as terceiras faixas irão fornecer mais conforto e segurança aos usuários”, completou Sandro Alex.
O diretor-geral do DER/PR, Fernando Furiatti, ressaltou que a intenção da obra é transformar a PRC-280 em um corredor logístico moderno. “Nos últimos anos o fluxo na rodovia aumentou consideravelmente, e fez com que a implementação das terceiras faixas se tornasse cada vez mais necessária”, pontuou. “Nossa intenção é começar as obras já no primeiro trimestre de 2021”.
A PRC-280 é a principal via de ligação entre as regiões Oeste, Sudoeste e a capital paranaense. Considerada o corredor do Sudoeste, é uma rota utilizada para escoamento de produção agrícola, da indústria madeireira e de celulose. De acordo com estudo de tráfego, passam no trecho, diariamente, 1.826 veículos pesados (ônibus, caminhões, reboques), além de veículos de passeio.
LICITAÇÃO – O certame acontece na modalidade de Licitação Pública Nacional, em que o critério a ser avaliado nas propostas de preço é o menor valor oferecido, desde que atendidas as qualificações para habilitação técnica previstas no edital. Após a definição da empresa vencedora, o resultado será divulgado no portal Compras Paraná, onde também já se encontram todos os documentos referentes a essa licitação.
Fonte: AEN