China diz que detectou Covid-19 em asas de frango importadas do Brasil
Uma amostra de asas de frango congeladas importada do Brasil pela cidade chinesa de Shenzhen, ao sul do país, testou
Uma amostra de asas de frango congeladas importada do Brasil pela cidade chinesa de Shenzhen, ao sul do país, testou positivo para o coronavírus, afirmou o governo local nesta quinta-feira (13), causando temores de que embarques de alimentos contaminados possam causar novos surtos.
Após ser informada sobre o ocorrido, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) disse em nota que não é possível afirmar se a contaminação ocorreu na embalagem ou durante o processo de transporte.
Centros locais de controle de doenças testaram uma amostra de superfície tirada das asas de frango como parte de análises de rotina realizadas sobre carnes e frutos do mar importados desde junho, quando um novo surto em Pequim foi associado a um mercado atacadista de alimentos na cidade de Xinfadi.
Autoridades de saúde de Shenzhen disseram que rastrearam e testaram todos que possam ter tido contato com os alimentos potencialmente contaminados e que todos resultados foram negativos.
O Centro de Controle e Prevenção de Epidemias de Shenzhen disse que o público precisa tomar precauções para reduzir riscos de infecção em importações de carnes e frutos do mar.
Além dos testes em contêineres de carnes e frutos do mar que chegam aos principais portos nos últimos meses, a China suspendeu algumas importações de carnes de diversas origens, incluindo o Brasil, desde meados de junho.
A ABPA afirmou nesta quinta-feira (13) que ainda analisa o alerta emitido pela cidade chinesa sobre as embalagens de asas de frango importadas do Brasil.
A entidade, no entanto, ressaltou em nota que “ainda não está claro em que momento houve a eventual contaminação da embalagem, e se ocorreu durante o processo de transporte de exportação”.
Fonte PP News