“CAMPANHA PAPAI NOEL DOS CORREIOS 2023” É DIVULGADA NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

A campanha tem como objetivo incentivar o interesse pelo aprendizado da escrita de cartas pelas crianças, especialmente as crianças em

A campanha tem como objetivo incentivar o interesse pelo aprendizado da escrita de cartas pelas crianças, especialmente as crianças em condição de vulnerabilidade social, bem como de estimular o desenvolvimento de habilidades cognitivas e emocionais.. Créditos: Orlando Kissner/Alep
O superintendente estadual dos Correios no Paraná, Marcos Paulo da Silva Paim, visitou a Assembleia Legislativa acompanhado do Papai Noel, no horário do Grande Expediente, na Sessão Plenária desta terça-feira (28), para divulgar a campanha de apresentação da Campanha Papai Noel dos Correios 2023.
A campanha tem como objetivo incentivar o interesse pelo aprendizado da escrita de cartas pelas crianças, especialmente as crianças em condição de vulnerabilidade social, bem como de estimular o desenvolvimento de habilidades cognitivas e emocionais.
O superintendente dos Correios no Paraná, Marcos Paulo da Silva Paim acompanhou o Papai Noel e contou um pouco sobre a campanha de Natal. “Até agora nós já temos 13 mil, quase 14 mil cartinhas cadastradas e 8.500 cartinhas adotadas. Ainda temos 3.500 cartinhas esperando a adoção de alguém, de algum padrinho. Mas lembrando que as crianças ainda podem aderir, cadastrar cartinhas e mandar. Nós estamos com uma perspectiva de superar o número do ano passado, que foi de 14 mil. Então, ainda há tempo de escrever novas cartinhas e também as pessoas adotarem essas cartinhas”.
“Nosso prazo vai até dia 15 de dezembro, portanto, até dia 15 de dezembro as crianças podem cadastrar sua cartinha e os padrinhos podem adotá-las. A gente sugere que as pessoas adotem virtualmente, no blog www.noel.correios.com.br. É muito simples, é só entrar, escolher a cartinha, ver aquela que bate mais no coração e adotar, mas também pode buscar fisicamente ali na Marechal Deodoro, onde tem a agência do Correios, onde é a casa do Papai Noel. Estamos com boas perspectivas aqui na Assembleia, que os deputados adotem uma cartinha a cada um”, concluiu o superintendente Paim.
A deputada Ana Julia (PT) destacou a importância da campanha de Natal dos Correios. “Este já é um projeto que tem no Paraná há muitos anos, que é levar essa felicidade para as nossas crianças durante o Natal. Esta campanha nasceu de uma iniciativa muito bonita dos carteiros, que recebiam essas cartas das crianças, fizeram disso uma ação social, uma ação de solidariedade. Trazer para a Assembleia Legislativa para que os deputados possam participar e realizar os sonhos das crianças. E a figura do Papai Noel acaba sendo muito bom. É uma figura que marca, que traz uma simbologia de carinho e que nos aproxima das pessoas.
O Papai Noel dos Correios contempla pedidos de crianças do 1º ao 5º ano do ensino Fundamental de escolas da rede pública e de instituições parceiras, como creches, abrigos, orfanatos e núcleos socioeducativos. Também são disponibilizadas para adoção as cartas enviadas por crianças com até 10 anos de idade em situação de vulnerabilidade social.

Este ano, a campanha recebe atenção especial da Secretaria de Comunicação (SECOM) da Presidência da República. O objetivo é amplificar a ação e mobilizar o poder público, a sociedade e a iniciativa privada a contribuírem para a adoção das cartinhas e para levar alegria a crianças vulneráveis de todo o país.
As cartas podem ser adotadas pelo blog Campanha Papai Noel dos Correios, bem como fisicamente em Agências de Correios. Os presentes podem ser entregues na Assembleia Legislativa que encaminhará para os correios ou diretamente na “Casa do Papai Noel dos Correios” que está situada na Agência de Correios – Rua Marechal Deodoro, 298, Centro, em Curitiba, ou ainda, em qualquer agência de correios do interior do estado.
História
A adoção começou quando carteiros, que não sabiam o que fazer com as cartas enviadas pelas crianças ao Papai Noel, decidiram atender os pedidos. Com o passar do tempo, a empresa criou um programa corporativo para oferecer as cartas para adoção por seus empregados e empregadas e por toda a sociedade. Desde o início da campanha, mais de 6 milhões de crianças tiveram os pedidos atendidos. Em 2022, os Correios disponibilizaram 252 mil cartas, das quais 187 mil foram adotadas.