Câmeras flagram nova onça-pintada no Parque Nacional do Iguaçu: ‘representa esperança para espécie’
Segundo o projeto Onças do Iguaçu, internautas votaram e escolheram o nome Boyrá para a onça-pintada, neste sábado (6); em meio à pandemia, trabalho de pesquisadores continua e tem tido reforço nas redes sociais.
Uma nova onça-pintada foi flagrada pela equipe do Onças do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, nesta semana. O projeto faz o monitoramento da espécie ameaçada de extinção, dentro Parque Nacional do Iguaçu, com 60 armadilhas fotográficas. Segundo a coordenadora, Yara Barros, a equipe criou uma votação no Instagram do projeto Onças do Iguaçu para escolher o nome da nova onça-pintada. Os internautas decidiram na tarde neste sábado (6) por Boyrá, um nome indígena, que significa “objeto precioso”.
As câmeras registraram a onça-pintada durante o mês de maio e, segundo Yara, Boyrá ainda não tinha sido registrada pelos pesquisadores do parque, nos lados brasileiro e argentino. Pelo tamanho dela, é possível dizer que é um animal adulto, mas sem precisar a idade.
coordenadora explica que a identificação de novas onças-pintadas é feita por especialistas, por meio de análise das pintas no corpo do animal.
A votação pelo nome de Boyrá teve início na tarde sexta-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente.
Segundo a equipe do projeto, no mesmo local onde a Boyrá foi registrada, também transita uma onça-pintada macho, o Tarobá. A expectativa é de que eles formem um casal. (G1PR)