AGOSTO AZUL E VERMELHO INTENSIFICA CUIDADOS COM AS DOENÇAS VASCULARES
A Assembleia Legislativa do Paraná vai reforçar a conscientização sobre uma das principais causas de morte no mundo. O parlamento
A Assembleia Legislativa do Paraná vai reforçar a conscientização sobre uma das principais causas de morte no mundo. O parlamento estadual aderiu à campanha Agosto Azul e Vermelho, promovida pela Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) e para chamar a atenção aos problemas vasculares e à importância da prevenção, as cores que vão iluminar a Casa de leis são uma inspiração nas representações mais comuns das veias (em azul) e das artérias (em vermelho).
O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSD), orientou a iluminação no dia 17 de agosto em alusão ao Dia Nacional da Consciência Vascular, ou Dia V, conforme projeto de lei 403/2019, em análise no Senado Federal. A ação do legislativo se une a outras em diversos estados, em vários locais importantes, inclusive pontos turísticos. Como parte das comemorações do Agosto Azul Vermelho, também foi lançada este mês uma cartilha educativa sobre aneurismas.
O objetivo da campanha é conscientizar a população sobre a prevenção e tratamento precoce de doenças vasculares, já que, o número de pessoas afetadas tem aumentado a cada ano, representando um risco à população, podendo gerar danos à qualidade de vida dos pacientes e, em alguns casos, ser potencialmente fatais. Assim como qualquer enfermidade, a prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais.
A SBAC aponta que as doenças cardiovasculares (incluindo problemas cardíacos) são a principal causa de morte no mundo. E neste vasto grupo, estão doenças da circulação periférica e que compreendem uma variedade de problemas nas artérias, veias e vasos linfáticos.
Em geral, as doenças vasculares mais comuns, que chegam a afetar até 60-70% da população, envolvem o sistema venoso, ou seja, os vasos que transportam sangue de volta para o coração. Já as artérias são responsáveis por transportar o sangue do coração para o resto do corpo.
“O diagnóstico de uma doença vascular é feito ouvindo as queixas dos pacientes, fazendo um exame físico detalhado e pedindo exames complementares necessários. É importante lembrar que algumas doenças são silenciosas e, por isso, a consulta de rotina também é fundamental para o cuidado com a saúde vascular”, afirma o presidente da SBACV, Julio Peclat. (ALEP)