Projeto Connexa Surf impulsiona a formação de equipe de base em Guaratuba

O educador físico e treinador Cássio Marques explica o projeto e seus resultados no programa Conexão Radical desta semana. Angélica

O educador físico e treinador Cássio Marques explica o projeto e seus resultados no programa Conexão Radical desta semana.

Angélica Alves, apresentadora do programa Conexão Radical da TV Assembleia, conversa com o educador físico, treinador e idealizador do projeto Connexa Surf que há dois anos forma atletas no município de Guaratuba, litoral do Paraná através do trabalho de orientação e motivação dos surfistas recreacionais ou atletas na busca seu próximo nível.

Desde outubro de 2022, o treinamento com os atletas de base da cidade tem foco em dois objetivos principais: reconectar Guaratuba ao cenário do Surf Paranaense e Brasileiro, formando uma equipe de base com potencial de competir em alto nível e trazer excelentes resultados, bem como visibilidade, para o município e criar um espírito de responsabilidade do atleta com a sociedade e com o seu próprio futuro através da disciplina e do desenvolvimento de maturidade.

Hoje a equipe é formada por 8 atletas, entre 7 e 17 anos, e está com lista de espera para a inclusão de novos esportistas. Os treinamentos acontecem semanalmente dentro e fora d’água. Com técnicas de solo e do skate simulador, a equipe desenvolve a memória muscular e consciência corporal para aperfeiçoar a maneira de surfar. Já o treinamento no mar é realizado tanto através de vídeo-analise, quanto simulações de bateria para as competições.

Cássio Marques conta que “o foco e a disciplina são as chaves para alcançar todos os resultados almejados. Às vezes encontramos atletas muito talentosos, mas que não sabem trabalhar com esses dois princípios. Ser disciplinado é fazer o que tem que ser feito, na hora que precisa ser feito, evitando pequenos prazeres que nos tiram do caminho. E ter foco é saber lidar com os ‘nãos’ e com as dificuldades que aparecem no meio do processo mantendo os olhos no objetivo”.

Dentre os pré-requisitos para participar da equipe destaca-se o compromisso do surfista em estar devidamente matriculado e frequentando uma instituição de ensino, seja ela pública ou privada, bem como apresentar desempenho acadêmico dentro da média da instituição. Da mesma forma, os atletas precisam se comprometer em apresentar boa conduta em tudo que envolve o esporte e o ambiente das competições. Recentemente 6 atletas foram contemplados com a bolsa atleta do Programa Geração Olímpica da Copel em Parceria com o Governo do Estado, feito inédito para a Cidade.(ALEP).