Deputado Tito Barichello (União) homenageia o trabalho do Grupo Tigre e Sicride
O deputado estadual delegado Tito Barichello (União), líder do Bloco Parlamentar de Segurança Pública na Assembleia Legislativa do Paraná, prestou

O deputado estadual delegado Tito Barichello (União), líder do Bloco Parlamentar de Segurança Pública na Assembleia Legislativa do Paraná, prestou uma homenagem ao Grupo Tigre e ao Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas (Sicride) pela rapidez e eficiência no caso do desaparecimento da pequena Eloah Pietra Almeida dos Santos, do bairro Parolim, em Curitiba. A criança, que havia sido sequestrada, foi encontrada em menos de 24 horas, um feito que emocionou a sociedade e destacou a atuação exemplar das forças de segurança.
Em sua fala na tribuna da Assembleia, o deputado Barichello iniciou ressaltando a complexidade do caso: “O desaparecimento de uma criança de tão tenra idade é sempre um desafio, pois ela não tem lembranças claras de seus pais e, frequentemente, é levada a outro lar. Era preciso agir rápido, e o Estado cumpriu esse papel com excelência”, afirmou. Para o parlamentar, o tempo é um fator crítico em investigações como essa, e cada minuto perdido pode ser decisivo.
A ação do Grupo Tigre, sob o comando do delegado Tiago da Silva Teixeira, e dos agentes policiais Rodrigo Rocha Lopes, Michel Alexandre Mesquita Tavares, Juliano Izuka Tunoutti, Sérgio Fabrício Maniglia, Everton Rodrigo Princival e Ricardo Solotoriw foi fundamental para a resolução do caso. Eles, juntamente como Sicride, comandado pela delegada Patrícia Conceição Nobre Paz e sua equipe, composta pelos agentes Ulisses Cristiano Teixeira, Guandelim Pedro Craveiro, Sérgio Roberto Osinski, Gabriel Vieira Thome e André Aparecido de Souza, trabalharam de forma incansável para localizar o veículo dos sequestradores e resgatar Eloá com rapidez impressionante.
Além da atuação das equipes de segurança, a Prefeitura de Campo Largo também teve um papel importante na colaboração com os órgãos de segurança estadual e municipal. O prefeito Maurício Riverbem e a vice-prefeita Cristiane Chemim, juntamente com os guardas municipais sob o comando do Subcomandante Vilmar Messias da Silva, Fabiano de Arruda Bianchinho, Ezequiel Andrade Franco, Marcos Roberto Leitão e Igor Manuel Bowkalowki, contribuíram para a rápida solução do caso. A utilização de câmeras de monitoramento e a troca constante de informações entre as forças de segurança foram elementos-chave para o sucesso da operação.
Para Barichello, o resultado não é apenas fruto do cumprimento do dever, mas da dedicação e empenho de todos os envolvidos. Ele destacou que, mais do que uma obrigação, a ação das autoridades representou um exemplo de coragem e trabalho em equipe. “Esses profissionais não descansaram, ficaram 24 horas trabalhando sem parar, e merecem nossa total admiração e respeito”, afirmou.
O deputado também destacou a importância de um trabalho preventivo eficaz, algo muitas vezes negligenciado. A “coação psicológica” que a prevenção impõe à sociedade, segundo ele, é essencial para garantir que a lei seja cumprida e a criminalidade não se espalhe. Barichello citou ainda o governador Carlos Massa Ratinho Júnior, ressaltando os investimentos em segurança pública que têm gerado resultados positivos no estado.
Para o parlamentar, a rapidez na resolução do caso de Eloá não apenas salvou uma vida, mas demonstrou que a segurança pública no Paraná funciona de forma integrada, com a colaboração de todos os níveis de governo e as forças de segurança. “No Paraná, a criminalidade não tem vez. Aqui, a lei é cumprida, e a sociedade pode confiar na segurança pública e lugar de bandido é na cadeia”, concluiu Barichello.(ALEP).