Deputada Luciana Rafagnin (PT) propõe título de Cidadão Honorário ao professor Evaristo Castanha
A deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) apresentou projeto de lei para conceder título de Cidadão Honorário do Estado do Paraná
A deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) apresentou projeto de lei para conceder título de Cidadão Honorário do Estado do Paraná a Evaristo Castanha, conhecido como professor Evaristo, figura admirada pela comunidade de Francisco Beltrão e região.
Evaristo dedicou sua carreira profissional ao ensino nas escolas públicas e de trabalho no Núcleo Regional de Educação. Formado em matemática, ciências, física, biologia, pedagogia e com uma pós-graduação em educação religiosa e escolar, Evaristo lecionou e influenciou gerações, se aposentando após 36 anos de trabalho.
“Além da sua contribuição à educação, professor Evaristo é conhecido pelos projetos de promoção da biodiversidade e a preservação da memória do município de Francisco Beltrão. Com uma postura ética e respeitada por todos que o conhecem”, destaca Luciana.
Em 2004, o professor lançou seu sexto livro, que é um resgate histórico do Bairro Alvorada, local em que reside desde sua mudança, em 1970, para Francisco Beltrão. Na obra é possível conhecer a história de formação, personagens, empresas e o desenvolvimento da comunidade. Nele são retratadas as histórias de 14 pioneiros, inclusive do primeiro morador do bairro.
Em 1999, Evaristo lançou o projeto Pau-brasil em comemoração aos 500 anos da colonização do Brasil, celebrando e promovendo a conscientização sobre a importância histórica e ecológica da árvore símbolo do país. Por meio do projeto, ele distribuiu centenas de mudas de pau-brasil nas escolas, o que gerou grande repercussão e valorização da iniciativa em nível nacional. Seu trabalho pioneiro foi reconhecido, e, no ano seguinte, Evaristo foi convidado para dar uma palestra em Brasília, compartilhando seu conhecimento e incentivando a preservação ambiental.
Nascido em Santa Catarina em 1935, mudou-se para Renascença ainda pequeno, em 1947. No dia 13 de junho de 1958 casou-se com a professora Terezinha Ferreira, com quem teve três filhos: Margarete, Marli e Nelson. Em maio de 2008 recebeu o título de vulto emérito do município de Francisco Beltrão.(ALEP).