Assembleia Legislativa promove palestra sobre o trabalho invisível das mulheres
Especialistas abordarão o impacto social e econômico das tarefas não remuneradas realizadas por mulheres. Evento acontece no dia 5 de
Especialistas abordarão o impacto social e econômico das tarefas não remuneradas realizadas por mulheres. Evento acontece no dia 5 de dezembro.
A Assembleia Legislativa do Paraná, por meio de sua Escola do Legislativo, realizará no próximo dia 5 de dezembro, às 14h30, no Auditório Legislativo, a palestra “Direitos Humanos – O Trabalho Invisível das Mulheres”. O evento, será aberto ao público e tem como objetivo discutir a relevância e as implicações do trabalho invisível realizado pelas mulheres na sociedade.
A programação contará com duas palestrantes renomadas na área de direitos humanos e políticas públicas:
Professora Dra. Maria Cecilia Barreto Amorim Pilla, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR) e Dra. Valquíria Elita Renk, professora do mesmo programa de pós-graduação.
O trabalho invisível das mulheres, que engloba atividades muitas vezes não remuneradas e não reconhecidas formalmente, como tarefas domésticas e cuidados com familiares, é um tema central para as discussões sobre igualdade de gênero. A palestra abordará as implicações sociais, econômicas e políticas desse fenômeno, destacando sua relação com os direitos humanos.
O evento é organizado em parceria com a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, a Procuradoria da Mulher e a Liderança Feminina da Assembleia Legislativa do Paraná.
De acordo com a coordenadora pedagógica da Escola do Legislativo, Roberta Picussa, a iniciativa busca trazer conhecimento e sensibilizar a sociedade para a valorização desse trabalho. “A palestra é uma parceria como Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas da PUC/PR, é uma oportunidade de ouvir pesquisadoras especialistas no tema sobre como as mulheres enfrentaram o desafio de conquistar outras posições de sucesso no trabalho, enquanto desempenham diariamente outros trabalhos invisíveis”, destacou.(ALEP).