Às vésperas da abertura das Paralimpíadas de Paris 2024 o paradesporto invade o programa Conexão Radical desta semana

O técnico Roderley Ferrreira fala sobre as Paralimpíadas de Athenas e Pequim e os Parapan do Rio de Janeiro e

O técnico Roderley Ferrreira fala sobre as Paralimpíadas de Athenas e Pequim e os Parapan do Rio de Janeiro e México.

No programa Conexão Radical da TV Assembleia desta semana, a apresentadora Angélica Alves conversa com o técnico do futebol de cegos Roderley Ferrreira. Ele fala da experiência que viveu em duas Paralimpíadas e também sobre o trabalho que desenvolve no Centro de Esporte e Lazer Vila Oficinas, em Curitiba.

Com um histórico familiar de incentivo à prática esportiva, Roderley Ferreira formou-se em Educação Física e começou no paradesporto como goleiro no futebol de cegos, passando a técnico. Medalhista de ouro em Athenas (2024) com a seleção brasileira paralímpica de futebol para cegos e bicampeão paralímpico em Pequim (2008) na mesma modalidade. Em 2006 foi campeão no Mundial da Argentina, 2007 campeão no Parapan do Rio de Janeiro e 2009, novamente campeão no Parapan do México.

Considerado uma das personagens principais na consolidação do paradesporto brasileiro, Roderley Ferreira atualmente é o técnico Associação Paraibana de Deficientes Visuais (APADEVI).

Combate ao capacitismo

O Dia Nacional do Atleta Paralímpico é 22 de setembro em homenagem à criação do Comitê Paralímpico Internacional (CPI), ocorrida no dia 22 de setembro de 1989. A data tem como principal objetivo propor a reflexão em torno dos desafios e conquistas dos atletas de esportes paralímpicos, além de pautar a população, de modo geral, sobre a importância do combate ao capacitismo, ou seja, ao preconceito com as pessoas com deficiência.

No Paraná, a Lei estadual nº 19.561 de 22 de junho de 2018 de autoria do deputado estadual Marcio Pacheco (PP), instituiu o Dia do Paradesporto no Estado do Paraná a ser comemorado, anualmente, em 22 de setembro. A data comemorativa, desde então, passou a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Estado do Paraná.

Também a Lei estadual nº 21.129 de 4 de julho de 2022 de autoria do deputado estadual Professor Lemos (PT), instituiu o Dia Estadual do Atleta Paralímpico a ser comemorado também em 22 de setembro, data em que o Poder Público Estadual poderá celebrar parcerias com entidades sem fins lucrativos e instituições que tratam do tema, com objetivo de promover campanhas, pesquisas, eventos de conscientização, inclusão, apoio e divulgação dos atletas e do esporte paralímpico paranaense.(ALEP).