Arte & Cultura conversa com o artista que reviveu o palhaço Zequinha

O entrevistado desta semana do programa Arte & Cultura, produzido pela TV Assembleia, da Assembleia Legislativa do Paraná, é referência

O entrevistado desta semana do programa Arte & Cultura, produzido pela TV Assembleia, da Assembleia Legislativa do Paraná, é referência nas artes gráficas paranaenses. O programa conversa com o artista Nilson Müller, responsável por reeditar um dos ícones das artes gráficas paranaense: o palhaço Zequinha. A entrevista vai ao ar nesta quinta-feira, às 13h10 no Canal 10.2 da TV Assembleia, com reprises às sextas-feiras às 17 horas. Na quinta, às 13h30, a atração está disponível no canal do YouTube do Poder Legislativo.

Müller foi o responsável por recriar, no final dos anos 1970, a imagem do palhaço Zequinha, surgido na década de 1920 para as balas de uma marca curitibana. A versão dele do personagem foi usada pelo governo do Estado para incentivar o recolhimento do ICMS à época. Tornou-se um marco da cultura do Paraná. “Em 1979, eu trabalhava em publicidade. Recriar o personagem deu muito mais trabalho do que se imaginava. Na época, não havia o recurso do computador. Então tivemos que pesquisar em jornais, fotografias, bibliotecas”, conta.

O clássico personagem da cultura paranaense foi criado em 1928 para a fábrica de balas dos irmãos Sobania, poloneses radicados em Curitiba. Ele foi inspirado em um palhaço paulista e desenhado inicialmente por Alberto Thiele e Paulo Carlos Rohrbach. Nilson Müller trabalhou para redesenhar o personagem, modernizando-o. O resultado serviu para ilustrar o álbum de figurinhas Clube do Zequinha. “Na época, nós colocamos o Zequinha no lugar boa gente. Antigamente, na primeira versão, ele aparecia em outras situações. Por exemplo, havia Zequinha ladrão. Demos uma comportamento mais educativo”, relembra. Durante a entrevista, Muller diz que a versão dele era pensada para trazer uma mensagem positiva. “Muita gente começou a prestar a atenção na cidade por causa das figurinhas”, recorda.

O palhaço Zequinha deu fama ao artista. A carreira garantiu prêmios em pintura no Salão Paranaense e no Salão dos Novos da Biblioteca Pública do Estado do Paraná. Também ganhou o Prêmio Qualidade Brasil em ilustrações. Além disso, colaborou para o desenvolvimento de logomarcas conhecidas nacionalmente.

Nilson Müller é ilustrador, artista plástico, mentor e professor de desenho e pintura desde 1958. O vasto currículo traz trabalhos para grandes agências de publicidade, cenografia, galerias de arte, ilustrações em livros, quadrinhos, revistas, reproduções, cursos e aulas utilizando as mais variadas técnicas incluindo arte digital. Também criou personagens como O Gralha. O super-herói curitibano, lançado em 1997 na revista Metal Pesado, versão brasileira da americana Heavy Metal. O personagem desenvolvido por diversos desenhistas tem inspirações nos símbolos do Estado e é o alter ego de um adolescente comum.

O artista também foi o primeiro cenógrafo de televisão do Paraná e possui uma sala em sua homenagem na Gibiteca do Paraná. Escultor, ele é contemporâneo de artistas plásticos como Guido Viaro, Osvaldo Lopes e Thorsten Andersen. Curitibano nascido em 1941, Müller foi homenageado em 2023 pela Assembleia Legislativa com o Título de Cidadão Benemérito do Paraná. Entre seus trabalhos se destacam colaborações para a Marvel Comics, Maurício de Souza, Beto Carrero, TV Paranaense e Grupo Positivo.

O programa Arte & Cultura traz artistas, músicos, cineastas e comunicadores paranaenses e brasileiros para debater a produção cultural e histórica do Paraná e do Brasil. A cada semana, atração recebe grupos folclóricos, coreógrafos, maestros, diretores de museus, artistas plásticos, diretores e produtores de teatro, escritores e poetas para um papo descontraído sobre o mundo das artes. O programa é gravado no Salão Nobre da Assembleia Legislativa, num cenário com piano de cauda e obras do artista paranaense Poty Lazzarotto.(ALEP).