MPPR denuncia três pessoas investigadas em operação que desarticulou organização criminosa de Capanema que vendia máquinas agrícolas roubadas

As Promotorias de Justiça de Capanema, no Sudoeste Paranaense, ofereceram denúncia criminal por associação criminosa contra três pessoas investigada na

As Promotorias de Justiça de Capanema, no Sudoeste Paranaense, ofereceram denúncia criminal por associação criminosa contra três pessoas investigada na Operação Roda Livre, que desarticulou um grande esquema criminoso envolvendo a compra e a venda de maquinários agrícolas oriundos de furto e roubo. O trabalho de investigação, que contou com interceptações telefônicas e perícias em aparelhos telefônicos, duraram cerca de quatro meses, numa ação conjunta do Ministério Público do Paraná, da Polícia Militar, da Polícia Federal e da Força Nacional. Diversos mandados de busca e apreensão e de prisão foram cumpridos ao longo da operação.

 

A força-tarefa recuperou 25 tratores em diversas cidades da região Sudoeste (Capanema, Planalto, Pérola D’Oeste, Santa Izabel, Pranchita, Ampére e Santo Antônio do Sudoeste), todo o objeto de furto ou roubo, que haviam sido negociados por um grande empresário do ramo agrícola, apontado como líder do esquema criminoso e atualmente preso preventivamente. O maquinário recuperado até o momento está avaliado em aproximadamente R$ 4 milhões. Algumas máquinas já foram devolvidas aos proprietários, em cidades dos estados do Paraná, São Paulo e Rio Grande do Sul.

 

Outros procedimentos investigatórios criminais continuam em curso para apurar individualmente os diversos delitos de receptação qualificada cometidos pelo grupo criminoso. Um dos denunciados está com mandado de prisão expedido e encontra-se foragido. (Fonte: Assessoria de Comunicação MPPR)