Substituto de Suárez e artilheiro na Espanha: conheça Braithwaite, novo atacante do Grêmio

Grêmio anunciou o acordo com o centroavante dinamarquês na tarde desta segunda-feira. O Grêmio anunciou nesta segunda-feira o acordo para contratar Martin

Grêmio anunciou o acordo com o centroavante dinamarquês na tarde desta segunda-feira.

O Grêmio anunciou nesta segunda-feira o acordo para contratar Martin Braithwaite. O dinamarquês é aguardado na próxima semana para realizar exames e assinar contrato. O centroavante chegou ao Barcelona para substituir Suárez em 2019, cenário que revive no Tricolor, mas teve passagem apagada e virou meme na apresentação. Por outro lado, foi artilheiro da segunda divisão da Espanha na última temporada.

O centroavante de 33 anos iniciou a carreira no Esbjerg fB, da Dinamarca, e antes disso teve uma breve passagem nas categorias de base do Midtjylland, atual campeão dinamarquês. Foram quatro temporadas no Esbjerg.

Em 2013, se transferiu para Toulouse, da França, onde também permaneceu por quatro anos, até ser negociado com o Middlesbrough. Enquanto estava no clube inglês, foi emprestado ao Bordeaux e, em 2019, foi ao Leganés também por empréstimo.

Braithwaite se destacou nos últimos seis anos no futebol espanhol. Em janeiro de 2019, o centroavante chegou ao Leganés e fez 21 jogos, marcou cinco gols e deu cinco assistências até o final da campanha na liga espanhola e na Copa do Rei.

O dinamarquês iniciou a temporada seguinte no Leganés, mas no início de 2020 se transferiu ao Barcelona, para suprir a saída de Suárez. A passagem pelo clube catalão não foi de sucesso. Em três anos, disputou 62 jogos, fez 10 gols e deu quatro assistências. Na apresentação, inclusive, chamou atenção pela dificuldade ao mostrar habilidade com a bola.

Sucesso no rival e saída conturbada

Sem muito êxito no Barcelona, o rival Espanyol buscou Braithwaite em 2022. Na primeira temporada, jogou em uma função diferente, mais pelo lado, pois o atacante central era Joselu. Naquele ano, o clube acabou rebaixado para a segunda divisão, mas o novo reforço do Grêmio fez 10 gols em 33 jogos.

A última temporada europeia foi a principal da carreira do centroavante. O dinamarquês foi o artilheiro da segunda divisão espanhola com 22 gols em 43 partidas. Nos pontos corridos, o Espanyol acabou em quarto e ficou com a terceira vaga para a elite do futebol espanhol ao vencer os playoffs.

Em conversa com o ge, o jornalista Carlos Fanlo, do El 1900, site especializado na cobertura do Espanyol , explicou com mais detalhes a passagem do jogador pelo clube de Barcelona. Dentro de campo, foi um atleta que encantou, mas a maneira como saiu desapontou os dirigentes e a torcida.

– Futebolisticamente é um jogador especial. Um jogador diferente, capaz de muitas coisas, que ocupa muito bem os espaços e pode mudar a partida sozinho. Tem boa velocidade e um grande arremate. Acontece que ele tem 33 anos e no final isso transparece. Esse ano, jogou sozinho na frente e chegaram poucas bolas – avaliou Carlos Fanlo.

Segundo o repórter, Braithwaite teve um desentendimento com a direção do Espanyol no início da temporada, o que motivou a colocação de uma cláusula no contrato. Ela dizia que se o atacante marcasse um número específico de gols, poderia deixar o clube e ficaria livre no mercado.

– Ele tinha até o dia 15 de julho para dizer se ia colocar em prática a cláusula contratual e ficaria livre no mercado. Parecia que ia ficar no clube, foi o segundo jogador do Espanyol a passar nas revisões médicas e uma hora depois estava mandando um e-mail para dizer que ia sair – contou o jornalista.

Pela seleção da Dinamarca, Braithwaite disputou duas Copas do Mundo, em 2018 e 2022, e a Eurocopa de 2021. O jogador chega para ser mais uma opção de centroavante para Renato Portaluppi, que recentemente recebeu o uruguaio Matías Arezo para essa função.

Depois da vitória gremista do último domingo, Renato chegou a falar que o clube iria contratar e apresentar um nome que poderia surpreender, o que se confirmou. No ano passado, o Tricolor teve Luis Suárez e a ideia foi manter nomes de impacto internacional.

Em fevereiro, o Grêmio contratou Diego Costa e agora buscou mais um atacante com grande passagem pelo futebol espanhol. Braithwaite deve chegar a Porto Alegre nos próximos dias para assinar em definitivo.

O Grêmio segue atrás de mais opções no mercado para essa janela de transferências. Além de Arezo, o clube também buscou Alexander Aravena e Miguel Monsalve. Ambos devem ficar à disposição do técnico na próxima rodada do Brasileirão, contra o Corinthians.(GE).