Reservado fora das telas, Sampaoli, do Flamengo, usa rede social para divulgar ideias táticas
Técnico quebra perfil discreto em alguns momentos para compartilhar conceitos e treinos; veja vídeos. Reservado, avesso a entrevista e rigoroso
Técnico quebra perfil discreto em alguns momentos para compartilhar conceitos e treinos; veja vídeos.
Reservado, avesso a entrevista e rigoroso no sigilo e na privacidade nos treinamentos. Essas são características comumente apontadas no novo treinador do Flamengo, Jorge Sampaoli. O perfil discreto é a regra, mas o treinador também tem momentos mais desarmados até para o público, como mostra nas redes sociais.
O técnico usa o único perfil oficial, no Instagram, para divulgar ideias táticas e até detalhar atividades que usa para organizar as equipes nos treinos fechados. O ge separou alguns desses momentos.
A bola é sempre o argumento
O primeiro desses posts saiu do treino de estreia de Sampaoli à frente da seleção argentina. O treinador compartilhou um longo trecho em que abusa dos gestos e da energia, como é característica, detalha posicionamentos de jogar e repete um conceito que está sempre presente nos trabalhos, mesmo que com palavras diferentes: “A bola é sempre o argumento”.
Na primeira semana de Flamengo, o argentino colocou outra frase para dar o mesmo sentido: “O respeito pela bola é sempre”. Tem a ver com a obsessão pelo protagonismo no jogo, exigência que o novo comandante já fez mais de uma vez em entrevistas desde que chegou ao clube da Gávea.
Em outra aparição rara, Sampaoli expôs as ideias de jogo em uma palestra na CBF, em 2019, ao lado de Tite, então comandante da Seleção, e Fernando Diniz, do Fluminense. O treinador dividiu o campo em três partes: zona de alerta (defesa), zona de conforto (meio de campo) e zona de definição (ataque). E mostrou com vídeos como as suas equipes se comportam em cada um desses momentos
Teoria e prática
Além de conceitos, o treinador também compartilhou exemplos práticos. Como os jogos que faz nos treinos para trabalhar conceitos técnicos e táticos. No período no Sevilla, o treinador compartilhou, inclusive, uma palestra que deu aos jogadores para explicar a organização que queria da defesa.
A missão atual de Sampaoli é colocar essas teorias em prática o mais rápido possível no Flamengo. Com pouco tempo de treino, o técnico tem pela frente uma sequência de jogos importantes por Copa do Brasil, Brasileirão e Copa Libertadores. O próximo compromisso é contra o Maringá, na quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), no Maracanã.(GE).