Endrick faz 18: como liberdade e suporte do Palmeiras fizeram reforço do Real virar potência
Agora na Espanha, atacante encantou com vídeo no WhatsApp, carrega características dos 11 anos de idade e deixa saudade em
Agora na Espanha, atacante encantou com vídeo no WhatsApp, carrega características dos 11 anos de idade e deixa saudade em profissionais e atletas, que projetam: o que será no futuro?.
Era março de 2016 quando João Paulo Sampaio, coordenador da base do Palmeiras, viu na tela do celular uma mensagem que mudaria de vez o patamar da formação alviverde.
– Olha esse jogador. Vai ficar livre porque o São Paulo não vai dar moradia ao pai. Estava jogando a GO Cup – dizia o texto, enviado com um vídeo, por um amigo empresário no futebol.
– Quanto é? – perguntou o coordenador.
– Precisa de moradia e emprego – respondeu o empresário.
– Eu dou os dois. Pode vir.
Era Endrick, arrastando o time em 5 minutos e 38 de vídeo, ali prestes a fazer 11 anos. Um atacante prospectado por um vídeo de WhatsApp, abraçado como craque e agora no Real Madrid, com 18 anos recém-completados no último domingo, como uma das maiores revelações dos últimos anos no futebol brasileiro. Tudo por um motivo: sua liberdade.
Mas o que há de diferente no atacante – que tem até vinhos prometidos na Europa – para essas projeções tão exaltadas?
A verdade é que a timidez era inerente a sua personalidade. Mas nada disso transparece em campo com as chuteiras e a bola. Ainda criança, chegou ao escritório do Palmeiras em silêncio para fazer as fichas, ver questões de escola e conhecer a assistente social do clube, que ajudaria os pais – Douglas e Cintia – na adaptação.
Foi na mesma semana, aliás, da chegada de Luis Guilherme, agora negociado ao inglês West Ham e na época levado de Aracaju por um amigo de João Paulo para fazer teste no clube. Terminou ficando. Luis e Endrick viraram amigos e atuaram juntos desde 2017, pelo sub-11, subindo as categorias do Palestra como dupla.
– Ele foi um dos primeiros caras que me deram todo suporte, todo o carinho. Não só comigo, mas com meus pais também – contou Luis Guilherme, na despedida do amigo.
E desde aquela época, ainda em formação, o físico de Endrick se destacava. É o chamado “maturador precoce”, entre os fisiologistas do Palmeiras, por conta de seu metabolismo avançado, já que normalmente um menino atinge o pico de velocidade de crescimento aos 14 anos, enquanto o camisa 9 estava nele aos 12.
Ainda agora ele se destaca assim, como quando o jornal Marca, da Espanha, publicou, em janeiro de 2024: “A imagem viral das pernas de Endrick: o atacante do Real Madrid é um prodígio físico.“(GE).