Bola de Ouro: final da Euro pode definir disputa Vini Jr. x Bellingham
Atacante e meia do Real Madrid têm números parecidos em 2023/24, mas potencial título pela seleção inglesa pode fazer diferença
Atacante e meia do Real Madrid têm números parecidos em 2023/24, mas potencial título pela seleção inglesa pode fazer diferença contra brasileiro, que completa 24 anos nesta sexta-feira.
A final da Eurocopa neste domingo não vale só o troféu para Inglaterra ou Espanha. É também importante na briga pela Bola de Ouro em 2024. Bellingham é o principal concorrente que pode quebrar o favoritismo do brasileiro Vini Jr., que completa 24 anos nesta sexta-feira. Ambos conquistaram a Champions League e a La Liga com o Real Madrid, mas apenas o meia inglês pode encerrar a temporada 2023/24 com um título continental de seleções.
O desempenho de Bellingham nesta Euro não chega a ser de destaque absoluto, mas ele foi crucial para a Inglaterra continuar na Alemanha. Foi dele o gol da vitória sobre a Sérvia na estreia. Seguiram-se jogos sem brilho nos empates com a Dinamarca e com a Eslovênia. Então surgiu a estrela do inglês de 21 anos: o gol de bicicleta contra a Eslováquia, nos acréscimos do segundo tempo, salvou a equipe de uma eliminação nas oitavas. Escapou de um gancho pela comemoração com um gesto obsceno. E somou atuações regulares contra a Suíça, nas quartas, e na virada sobre a Holanda, na semifinal.
Vini Jr. sequer esteve em campo na eliminação do Brasil nas quartas de final da Copa América, diante do Uruguai, nos pênaltis. Ele cumpria suspensão automática por acúmulo de cartões amarelos: um por reclamação e outro por braçada em James Rodríguez, em partidas da fase de grupos contra Paraguai e Colômbia, respectivamente. No torneio sediado nos Estados Unidos, o brasileiro disputou três jogos e marcou dois gols, ambos na goleada de 4 a 1 sobre os paraguaios, única vitória da Seleção.
O histórico recente mostra que um título continental por uma seleção tem peso na disputa pela Bola de Ouro. Especialmente depois de uma grande temporada pelo clube. Bellingham e Vinicius Junior têm números parecidos em 2023/24. O meia inglês, com mais jogos (52 contra 49), registrou mais assistências (14 contra 11) que o atacante brasileiro; os dois estão equilibrados em termos de gols (26).
– Não estou muito concentrado nisso. Sempre pensei que a Bola de Ouro e esse tipo de coisa eram para atacantes ou pontas, para os jogadores chamativos que podem pisar em campo e entreter o público. Dessa forma, ninguém pode fazer como o Vini faz. Quando ele está no seu melhor, é o melhor jogador do mundo. Sei que ele tem falado o mesmo de mim, e é esse tipo de relação que temos. Para ser honesto, se ele ganhar, estaria tão orgulhoso quanto se eu ganhasse, porque sei que contribuí para o seu sucesso – ponderou Bellingham, em entrevista ao canal espanhol “Teledeporte”, antes da final da Champions League, na qual o segundo gol da vitória do Real Madrid sobre o Borussia Dortmund, por 2 a 0, foi de Vini Jr. com assistência do inglês.
A Inglaterra tem outros jogadores que correm por fora pela Bola de Ouro. Chuteira de ouro na Europa, Kane é um dos artilheiros da Euro – marcou três gols assim como Mikautadze (Geórgia), Schranz (Eslováquia), Dani Olmo (Espanha), Musiala (Alemanha) e Gakpo (Holanda). Tem 51 gols em 57 jogos, por Bayern de Munique e seleção inglesa, em 2023/24, mas o time alemão não levantou nenhum troféu na temporada, o que não acontecia há 12 anos. Foden, do Manchester City, foi o melhor jogador da Premier League.
Organizada pela revista France Football, a Bola de Ouro 2024 será a primeira edição em parceria com a Uefa. A cerimônia será no dia 28 de outubro, em Paris. Para eleger o melhor da temporada, a organização do prêmio indica 30 nomes e recolhe os votos de 100 jornalistas representantes de cada um dos 100 países mais bem posicionados no ranking da Fifa.
O Fifa The Best, outra importante premiação internacional, ainda não tem data definida. O troféu da entidade máxima do futebol tem colégio eleitoral e métodos diferentes: capitães e técnicos das seleções, além de jornalistas de todos seus países afiliados e internautas votam entre 10 a 11 finalistas escolhidos por um painel técnico.(GE).