Artilheiro do Corinthians, Róger Guedes desponta como liderança em dias conturbados
Mais do que goleador, camisa 10 tem sido também uma das vozes mais presentes em um 2023 difícil do clube;
Mais do que goleador, camisa 10 tem sido também uma das vozes mais presentes em um 2023 difícil do clube; veja como ele coloca “cara a tapa”.
Mais do que artilheiro do elenco, Róger Guedes está se tornando uma das vozes de maior eco do elenco do Corinthians em um 2023 conturbado e movimentado, principalmente nos últimos dias. Quase dois anos depois de ter sido contratado, o camisa 10 atualmente é, de fato, protagonista no Timão.
Essa postura de líder aflora em campo e também fora dele. Em um começo de Brasileirão com quatro técnicos em quatro rodadas, Róger se dispôs a “dar a cara a tapa” nos momentos de turbulência. De antes da saída de Fernando Lázaro do cargo à derrota na estreia de Vanderlei Luxemburgo.
Em meados de abril, foi de Guedes a forte declaração de que o Corinthians havia perdido a essência, após a derrota para o Argentinos Juniors, pela Conmebol Libertadores. O revés foi determinante para a saída de Lázaro do cargo. Ali, começaria uma saga para o elenco e uma série de entrevistas do camisa 10.
No dia seguinte, o Corinthians já mergulharia no caos da contratação de Cuca. Horas depois da conquista da vaga diante do Remo, pela Copa do Brasil, Guedes foi novamente aos microfones para sair em defesa do então treinador. Ali, também deu uma forte declaração sobre o “clima de mer**” que assolava o elenco.
Depois da derrota para o Palmeiras, em Dérbi que teve Danilo Andrade como técnico interino, mais uma vezes ele estava ali para falar sobre o duelo e momento do clube. Nova declaração forte, dessa vez sobre o árbitro do jogo, Wilton Pereira Sampaio, classificado por ele como “um dos piores”.
A voz do atacante ainda voltaria à tona depois da derrota para o Independiente Del Valle, no último dia 2 de maio, na Neo Química Arena. Mais uma declaração importante para o momento do clube, citando que Luxa será o “cara certo” se conseguir ajudá-los a voltar a vencer.
Sempre no termômetro do que está acontecendo internamente, o atacante tem a seu favor o bom momento individual em campo para atuar como uma espécie de escudo do elenco, mas também passar as mensagens que o grupo quer para os torcedores em geral. E não se sente sobrecarregado.
– Não é botar a cara a tapa. Temos lideranças, eu gosto de chamar a responsabilidade. Sabemos que vamos apanhar. Mas, agora, temos a chance de enfrentar o Fortaleza. Graças a Deus, com alguns dias de treino, porque aqui no Brasil não há tempo. Espero que a gente consiga colocar em campo o que o Luxemburgo quer – disse, após a derrota na Libertadores.
Róger Guedes tem 14 gols e uma assistência em 21 jogos pelo Corinthians em 2023. O camisa 10 será titular no duelo contra o Fortaleza, nesta segunda-feira, às 20h (de Brasília), pela quarta rodada do Brasileirão.(GE)