Abel detalha quais reforços são necessários para fechar elenco do Palmeiras; veja panorama
Treinador é bem taxativo em entrevista e espera receber mais jogadores para a temporada. Abel Ferreira formulou uma lista com
Treinador é bem taxativo em entrevista e espera receber mais jogadores para a temporada.
Abel Ferreira formulou uma lista com ao menos quatro reforços desejados para compor o elenco do Palmeiras em 2024: um centroavante que conheça o futebol brasileiro, um meia-atacante para a função de Veiga, um atacante de ponta – pela lesão de Bruno Rodrigues – e um zagueiro canhoto.
Ainda não há contratações encaminhadas neste momento, mas essas são as necessidades avaliadas pelo treinador e sua comissão técnica já discutidas com a direção.
– Precisamos de um centroavante que conheça o futebol brasileiro, que nos traga experiência, moleques já temos muito – iniciou, após a vitória sobre o Santos.
– Um meia-atacante que faça a função do Veiga. Trouxemos o Artur ano passado e temos que ver jogadores assim, que o clube pode recuperar dinheiro depois. Tivemos a lesão do Bruno, vai ficar de três a seis meses (fora). Quando o médico me falou fiquei muito mal. Precisamos de uma reposição para ali também – concluiu.
O Palmeiras tem até o dia 16 de fevereiro para fechar a lista A de inscritos do Paulista. O clube tem uma vaga aberta na relação e de acordo com o regulamento ainda pode fazer mais uma troca, com a substituição na primeira fase pela lesão de Bruno Rodrigues.
Se avançar ao mata-mata, o Verdão pode fazer quatro trocas na lista até o dia 15 de março. A janela de transferências fica aberta no Brasil até o dia 7 de março, e atletas que estiverem em disputa de Estaduais no país podem se transferir até 19 de abril.
Diante das necessidades expostas por Abel Ferreira, o ge traz um panorama de quais são os planos do Palmeiras para fechar o elenco em 2024.
Defesa
Após a vitória sobre a Inter de Limeira, quando falou sobre a necessidade de reposição para Endrick, que sairá ao Real Madrid no meio do ano, o treinador mencionou o desejo por um zagueiro.
– Espero que no futuro o clube possa trazer um zagueiro esquerdo para dar fluidez ao jogo, ter um canhoto do lado esquerdo.
Nos bastidores, a começar pelo setor defensivo, o Palmeiras entende que trazer um zagueiro canhoto jovem não resolveria a questão, pois há opções no sub-20. Uma contratação com menos idade só iria tirar espaço das promessas do clube.
Um nome mais experiente esbarra em valores que dificultam uma transação. Por conta disso, Abel não deve receber um defensor de imediato.
Meio campo
Na armação do meio de campo, o Palmeiras conta atualmente com Raphael Veiga e Jhon Jhon. Atuesta também poderia ser uma opção, mas ele está próximo de ser negociado com o Los Angeles FC, da MLS (Liga norte-americana).
Abel acredita que é necessário ter um reserva imediato para Veiga para que ele possa ter descanso em algumas ocasiões. Neste início de temporada, por exemplo, o jogador foi titular nos três jogos disputados até aqui.
Durante a janela de transferências, o clube sinalizou que pagaria cerca de R$ 24 milhões a Cauly, do Bahia, mas o Grupo City não topou negociar o atleta por considerá-lo importante na temporada.
A diretoria entende a necessidade e segue em busca no mercado, mas encontra dificuldades em nomes que se encaixem no perfil.
Pontas
Bruno Rodrigues foi contratado para reforçar a ponta esquerda do ataque do Palmeiras. Mas, logo em seu segundo jogo, ele sofreu uma lesão no joelho direito que pode tirá-lo por até cinco meses dos gramados.
A baixa foi sentida pelo clube, que agora se vê obrigado a repor essa lacuna o quanto antes.
Além de Bruno Rodrigues, Dudu também está lesionado e só volta no meio do ano. Desta maneira, resta apenas os pontas Breno Lopes, Caio Paulista, Luis Guilherme e Estêvão.
Centroavante
Pela segunda vez seguida na temporada, Abel Ferreira afirmou que precisa de uma reposição para quando Endrick for transferido definitivamente para o Real Madrid, em julho. No último domingo, ele foi mais específico e afirmou que gostaria de um jogador experiente e que conheça o futebol brasileiro.
Um nome que foi oferecido ao Palmeiras e que até agradou Abel foi o de Diego Costa, mas o ge apurou que o centroavante não faz o perfil da diretoria, que o vê acima da idade e ruim de relacionamento com grupo.
O principal foco neste momento, porém, é nesse camisa 9. O clube gosta de contar com três opções à disposição, com características diferentes. A ausência de Endrick, que está disputando o Pré-Olímpico com a seleção brasileira, deixa mais explícita a necessidade.
Luighi, do sub-20, é bem avaliado, mas ainda considerado sem a maturidade necessária para subir aos profissionais.
Destaque do Paulistão
Uma alternativa para o Palmeiras é aguardar o Campeonato Paulista para avaliar possíveis destaques do torneio.
O clube entende que foi bem-sucedido ao buscar Richard Ríos desta forma, no ano passado, após o meio-campista ser um dos principais nomes do Guarani.
Desta forma, a diretoria vai acompanhar a sequência do torneio e pode adotar a mesma estratégia.(GE).