MELADO BATIDO OU ESCORRIDO

Com uma coloração entre o dourado e o esbranquiçado e um sabor inigualável, o melado de Capanema é produzido em

Com uma coloração entre o dourado e o esbranquiçado e um sabor inigualável, o melado de Capanema é produzido em dois principais tipos: o escorrido e o batido.
O melado escorrido, que está amplamente disponível em mercados das grandes cidades, é o produto obtido por meio da concentração e evaporação do líquido da garapa, aquecida até que atinja um teor de sólidos entre 65% e 75%. Ele é envasado logo após o seu resfriamento, sem ser batido, alcançando um aspecto viscoso e sem partículas sólidas.
Já o melado batido passa pelo mesmo processo de aquecimento e concentração da garapa, que é resfriada em uma espécie de batedeira industrial. O processo faz com que o melado adquira uma consistência mais pastosa e clara. Ele está diretamente ligado à história e à cultura de Capanema, sendo um produto consumido tradicionalmente pelos moradores com pão caseiro e nata.
O maquinário instalado também permite a diversificação da fabricação de subprodutos da cana-de-açúcar, especialmente o açúcar mascavo. Assim com o melado, o produto encontra boa receptividade em mercados que valorizam questões relacionadas à produção orgânica e rastreabilidade.