Exportações de café batem recorde na safra 2024/25, apesar da queda em fevereiro
Brasil embarcou 33,45 milhões de sacas de café no acumulado da temporada, impulsionado por demanda antecipada As exportações brasileiras de

Brasil embarcou 33,45 milhões de sacas de café no acumulado da temporada, impulsionado por demanda antecipada
As exportações brasileiras de café atingiram 33,45 milhões de sacas entre julho de 2024 e fevereiro de 2025, o maior volume já registrado para o período, segundo dados do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé).
Apesar da queda nos embarques em fevereiro, a safra atual tem sido marcada por altos volumes exportados, conforme apontam pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
A antecipação das exportações ocorreu devido à regulamentação da União Europeia sobre a importação de produtos livres de desmatamento. Inicialmente prevista para 2025, a legislação motivou embarques acelerados antes do anúncio de seu adiamento, impulsionando os números da temporada.
Para os próximos meses, a tendência é de enfraquecimento das exportações, reflexo da entressafra e da baixa disponibilidade de grãos da safra 2024/25 para negociação. Caso a nova legislação europeia entre em vigor no futuro, o fluxo de exportações brasileiras pode ser impactado.(Canal Rural).