Chuva forte e ventos de até 70 km/h impactam o tempo hoje
Chuva retorna com força em sete estados, com previsão de acumulados elevados até o final de semana; confira! Ventos que

Chuva retorna com força em sete estados, com previsão de acumulados elevados até o final de semana; confira!
Ventos que sopram do oceano em direção ao continente seguirão mantendo o tempo instável no Sul do Brasil nesta quarta-feira (9). O destaque é para a costa do Rio Grande do Sul, especialmente o litoral centro-sul, onde há previsão de tempestades com chuva volumosa.
Em São Paulo, uma área de baixa pressão se forma próximo do litoral e estimula a formação de nuvens mais carregadas sobre o leste paulista ao longo do dia. Na Região Metropolitana de São Paulo, o sol aparece entre nebulosidade variável e o tempo fica abafado. Porém, pela manhã, já há chance de alguma chuva isolada.
A partir da tarde, as condições estão previstas pancadas de chuva, com risco para a ocorrência de temporais localizados, com raios e rajadas fortes de vento.
Chuva no litoral e ressaca
Do litoral norte gaúcho ao litoral do Paraná, o alerta será para temporais. Entre a faixa centro-leste do Rio Grande do Sul, centro-leste de Santa Catarina e centro-leste do Paraná, o risco é para pancadas de chuva de moderada a forte intensidade.
Além da chuva, destaque para o vento, especialmente entre Chuí e Torres, onde as rajadas sopram entre 51 e 70 km/h. Com os ventos intensos, o mar fica agitado e há previsão de ressaca entre Chuí e Laguna (SC), com ondas entre 2,5 m e 3 m.
No Sudeste, a chuva volta a aumentar devido à forte circulação de umidade do interior do continente e à formação de uma baixa pressão sobre a região. O destaque é para o centro-sul de Minas, Rio de Janeiro e São Paulo, onde há previsão de pancadas de chuva de moderada a forte intensidade.
Pancadas localizadas e sol
Alguns temporais pontuais podem ocorrer no sul de São Paulo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro e na região serrana fluminense. Na faixa norte de Minas Gerais e Espírito Santo, o sol predomina sem previsão de chuva. Destaque para rajadas de vento que sopram entre 40 e 50 km/h no litoral do RJ.
Na Região Centro-Oeste, a chuva seguirá presente, com destaque para a faixa norte e noroeste do Mato Grosso do Sul e a região central do Mato Grosso, com alertas pontuais de chuva.
Na faixa centro-leste do Mato Grosso do Sul, no restante do estado de Mato Grosso e no sul de Goiás, a previsão é de chuva de moderada a forte intensidade. No Distrito Federal e no norte de Goiás, o sol predomina, com previsão de pancadas isoladas de chuva, sem volumes significativos.
No Nordeste, a quarta-feira segue com chuva concentrada entre Maranhão, Piauí e Ceará, com previsão de temporais em São Luís e Fortaleza. Entre as capitais Natal e Salvador, o dia será de sol com chuvas rápidas.
No sertão, o tempo segue seco, com destaque para a umidade relativa do ar, que ficará abaixo dos 30% nos horários mais quentes do dia.
Na Região Norte, a chuva permanece presente em boa parte das regiões. O destaque é para a faixa noroeste e norte do Amazonas, Roraima e leste do Amapá, com alerta para temporais. Nas demais regiões, a chuva também chega na forma de pancadas, com intensidade moderada a forte ao longo do dia.
Destaque para o sul do Tocantins, onde o sol predomina e as pancadas são isoladas, sem volumes significativos.(Canal Rural).