Covid-19: Moradores do Paraguai buscam atendimento em Foz do Iguaçu
Secretaria Municipal de Saúde disse endurecer a fiscalização das barreiras para evitar que moradores do Paraguai infectados circulem em Foz do Iguaçu.
Moradores do Paraguai têm buscado atendimento médico para casos da Covid-19, em Foz do Iguaçu, segundo a direção do Hospital Municipal. O município do oeste do Paraná liga o Brasil ao país pela Ponte Internacional da Amizade.
De acordo com o diretor do hospital, Sérgio Fabris, alguns pacientes chegam em estado grave na cidade.
Agentes comunitários de saúde de Foz do Iguaçu fizeram um trabalho de checagem de endereços de pessoas que foram internadas no Hospital Municipal.
As equipes constataram que parte dos pacientes não morava nos locais indicados no momento do internamento.
Desde março, barreiras foram montadas para evitar que moradores do Paraguai circulassem por Foz do Iguaçu sem apresentar um teste negativo para Covid-19.
A fiscalização também foi autorizada a barrar ambulâncias do país vizinho se o paciente não tivesse uma vaga disponível na cidade.
Coronavírus na fronteira
De acordo com o médico pneumologista Carlos Pallarolas, do Hospital Regional de Cidade do Leste, no Paraguai, a situação no município é grave.
No hospital, todos os 34 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e os 12 de reanimação que tem estrutura semelhante a uma UTI estão ocupados.
Na enfermaria a realidade também é de lotação nos 102 leitos. Além disso, há pacientes internados em cadeiras.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, até esta sexta-feira, Foz do Iguaçu registrou 31.969 casos confirmados do novo coronavírus e 662 mortes pela Covid-19.
A cidade conta com 510 casos ativos, sendo que a taxa de ocupação está em 92% nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) adulto. (G1PR)