Projeto Onça do Iguaçu “Mais uma morte”
O Pixeco, da equipe do Macuco, avistou o animal e avisou imediatamente.
Começamos com uma notícia triste: havia uma onça morta boiando na margem do rio, em Capanema. O Pixeco, da equipe do Macuco, avistou o animal e avisou imediatamente. Em um trabalho conjunto, equipe e o Sebastian, veterinário do nosso super parceiro Proyecto Yaguareté (Argentina), foram até o local, graças à colaboração da Helisul e do Macuco.
Para evitar que o animal fosse levado rio abaixo, o Pixeco amarrou a carcaça em uma árvore na margem.
O animal, uma onça-parda (Puma concolor) macho, estava já em adiantado estágio de decomposição, e bastante inchado. A morte provavelmente ocorreu há mais de uma semana, e a carcaça estava praticamente já sem pelos.
A equipe fez as medidas do animal e coletou material para análise. Não foi possível determinar a causa da morte.
Em um local próximo foi encontrada em setembro de 2018 uma onça-parda fêmea também morta boiando no rio, abatida com um tiro.
Ou seja, dois pumas perdidos nesta região em poucos meses. Não sabemos se este segundo foi abatido, mas sabemos que a caça é uma das maiores ameaças para as nossas onças, pardas ou pintadas.
E que de forma alguma é aceitável que uma pessoa tire a vida destes animais. Seja por prazer seja por retaliação.
O Projeto Onças do Iguaçu está sempre disponível para atender casos de predação e trabalhar junto com os produtores para evitar perdas. Estamos sempre dispostos a buscar, junto com os moradores locais, formas de coexistência entre onças e seres humanos.
Se alguém tiver algum problema com onças e predação, entre em contato conosco, e vamos juntos encontrar uma solução.
Quem sabe assim nós não precisemos mais encontrar nossas onças (nossa paixão e nossa missão) mortas na beira de um rio.
Sozinhos nós não podemos salvar as nossas onças. Porque conservação destes animais magníficos só será possível se projetos, parceiros, governos e população derem as mãos e se recusarem a aceitar que as onças desapareçam das nossas matas.
Vamos juntos cuidar das nossas onças? ( Projeto Onça do Iguaçu)