Mais de 60 mil pessoas já participaram de velório do papa Francisco, informa Vaticano
Desse total, 13 mil pessoas foram se despedir do papa Francisco durante a madrugada, no horário da Itália O Vaticano anunciou nesta

Desse total, 13 mil pessoas foram se despedir do papa Francisco durante a madrugada, no horário da Itália
O Vaticano anunciou nesta quinta-feira (24) que mais de 60 mil pessoas compareceram ao velório do papa Francisco na Basílica de São Pedro. Em publicação nas redes sociais, foi informado que 48.600 já prestaram homenagens desde às 6h, no horário de Brasília, dessa quarta-feira (23).
Esse número foi atualizado pelo Vaticano para mais de 50 mil às 11h, no horário italiano, desta quinta-feira (24). Esse número foi alcançado em 24 horas, visto que a cerimônia começou às 11h dessa quarta (23). Agora, o número já passou de 61 mil pessoas.
Desse total, 13 mil pessoas foram se despedir do papa Francisco durante a madrugada, entre 0h e 5h30, no horário da Itália.
Ao menos 250 mil pessoas são esperadas para comparecer ao funeral do papa Francisco no próximo sábado (26), no Vaticano. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (23) pela BBC.
Ao menos 100 delegações e políticos do mundo inteiro também devem estar na cerimônia. Entre eles estão o presidente brasileiro, Lula, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Por isso, a cerimônia será reforçada na praça e nos acessos a ela.
Aluguéis aumentam
Com o início da cerimônia de velório e a proximidade do funeral do papa Francisco no próximo sábado (26), os valores das estadias no entorno do Vaticano e em Roma aumentam cada vez mais. Isso também possui relação direta com o grande número de fiéis que não para de chegar para se despedir do pontífice pela última vez.
De acordo com a plataforma italiana Codacons, que monitora preços de hotéis, casas de férias e mais, a estadia pode chegar até 2,5 mil euros por noite em áreas mais próximas ao Vaticano. Já em locais um pouco mais afastados, é possível encontrar preços mais convidativos, porém ainda acima do valor cobrado normalmente. Segundo a empresa, o mínimo para um quarto duplo em uma área distante é de 200 euros. Contando locações dentro de casas de outras pessoas, esse custo pode chegar a 143 euros.
A expectativa é que os valores não aumente mais do que isso mesmo com a chegada do funeral. Esses preços contam para aluguéis ainda nessa quarta-feira (23).
De acordo com o Aeroporto di Roma, que administra os dois principais locais de chegada de pessoas até a capital da Itália, devem chegar entre 15 e 20 mil pessoas até sábado. Além disso, a administradora afirmou que de todo o período de páscoa até o funeral do papa, a expectativa é que 1,8 milhão de passageiros transitem pelos aeroportos romanos.
Corpo do papa está na Basílica de São Pedro
O corpo do papa Francisco chegou nessa quarta-feira (23) na Basílica de São Pedro após uma procissão que partiu direto de sua residência, na Casa de Santa Marta. Os fiéis poderão visitar e fazer a última oração até sexta-feira (25), um dia antes do funeral.
A condução foi feita com um momento de oração presidida pelo cardeal Kevin Joseph Farrell, camerlengo da Igreja Católica, função de uma espécie de ajudante do papa.
O translado começou às 4h, no horário de Brasília. A procissão seguiu pela Praça Santa Marta e pela Praça dos Protormártires Romanos até chegar à Praça de São Pedro. O corpo do papa Francisco, então, entrou na Basílica pela porta central. A procissão incluiu cardeais solenes, prelados e guardas suíços escoltando o pontífice.
No altar da confissão, o cardeal camerlengo conduziu uma pequena Liturgia da Palavra, que é composta por leituras da Bíblia, abrindo depois o espaço para visita ao corpo do papa. Cardeais, então, fizeram suas despedidas. O rito foi concluído com o canto da Salve Regina, um hino mariano que começa com ‘Salve, Rainha, Mãe de Misericórdia’.
Segundo o Vaticano, mais de 20 mil pessoas estiveram presentes ao longo da cerimônia, desde cardeais, até o público na Praça São Pedro
Como será o funeral?
Segundo o Vaticano, o funeral ocorrerá ao ar livre em frente à Basílica de São Pedro no sábado a partir das 5h, no horário de Brasília. O decano do Colégio Cardinalício, Giovanni Battista Re, conduzirá a cerimônia. Ele também será responsável pela Santa Missa Exequial, celebração litúrgica apenas para a morte de pontífices.
No final do funeral, Giovanni fará a recomendação final – uma oração de encerramento onde o papa será formalmente confiado a Deus – e o corpo será levado para Santa Maria Maior para o sepultamento.(CBN).