Polícia Civil mira organização que atuava no tráfico de drogas
A Polícia Civil do Paraná por meio da Divisão Estadual de Narcóticos (DENARC) – Núcleo Pato Branco – e 19ª

A Polícia Civil do Paraná por meio da Divisão Estadual de Narcóticos (DENARC) – Núcleo Pato Branco – e 19ª Subdivisão de Polícia de Francisco Beltrão, deflagrou na manhã desta terça-feira (15), Operação Rota Sudoeste que mirou organização criminosa especializada em tráfico interestadual de drogas e lavagem de dinheiro.
As investigações iniciaram em junho de 2023, após a Polícia Rodoviária Federal apreender, no município de Francisco Beltrão, quase cinco toneladas de maconha transportadas em um caminhão. O motorista foi preso em flagrante. Solto, cinco meses depois, permaneceu na atividade criminosa e, no ano seguinte, adquiriu caminhões novos, avaliados em cerca de dois milhões de reais.
Durante quase dois anos, o Núcleo de Repressão ao Tráfico identificou outros integrantes do esquema criminoso, que adquiria drogas em áreas fronteiriças, trazia até a região sudoeste do Paraná, onde era armazenada provisoriamente em áreas rurais, e posteriormente distribuía para outros estados da federação, sendo Santa Catarina o principal destino, mas também remetiam para o Rio Grande do Sul e Goiás.
A polícia explica que essa logística (da qual advém o nome da Operação: Rota Sudoeste) é empregada para despistar investigações, já que cargas oriundas da fronteira são alvos de maior fiscalização. ( PP News).