Escritora do sudoeste do Paraná ganha prêmio de melhor conto no III Prêmio literário escreva, garota!

O conto “Os olhos de Maria” está na coletânea “Pausa, perda, desencontro – prólogos do fim” da editora Urutau, lançada

O conto “Os olhos de Maria” está na coletânea “Pausa, perda, desencontro – prólogos do fim” da editora Urutau, lançada sexta-feira (11/10) na Feira Literária Internacional de Paraty

Na semana passada, entre 09 e 13 de outubro, a escritora Carola Ponto, pseudônimo de Ana Carolina Teixeira Pinto, participou de mais uma edição da FLIP, a Feira Literária Internacional de Paraty, que em sua 22ª edição homenageou o cronista João do Rio, um dos autores mais importantes do início do século XX. A FLIP é um dos maiores eventos literários do país e nesta edição conta com autores em destaque na cena literária atual, como Jeferson Tenório, Carla Madeira, Joca Reiners Terron, Micheliny Verunschk.
Com a agenda lotada, já na quarta-feira (09/10) Carola Ponto participou da mesa de literatura escrita por mulheres como a devolução de sua biografia roubada, em conjunto com as escritoras Patricia Fer e Bárbara Trombini. Na sexta-feira (11/10), iniciou mediando a Hot Flip – A Literatura Erótica em Questão com Juliana Dantas, Lola Belluci, fez uma sessão de autógrafos e ainda participou do lançamento do livro de contos “Pausa, perda, desencontro – prólogos do fim da editora Urutau, resultado do III Prêmio Literário Escreva, Garota! o qual ganhou o 1º lugar. Por fim, no sábado (12/10) participou do lançamento do Prêmio OFF FLIP NÓS 2 – antologia de textos de autoria feminina.Esta não é a primeira vez de Carola na FLIP. Em 2023 lançou o seu primeiro livro de contos “Carola com Carolina”, além de ter participado de duas coletâneas de contos, Cores do assombro e Prêmio OFF FLIP Conto. O livro conta com relatos que “trazem sua relação com a família: pai, mãe, avó e filha de maneira direta, humorada e ao mesmo tempo poética”. A sua divisão em três seções possibilita ao leitor observar um grande panorama da biografia da narradora, desde a sua construção como escritora, quando escrevia contos ainda antes de seus 6 anos de idade, a sua relação com a maternidade e por fim a coroação como uma mulher adulta e empoderada. Carola com Carolina já está em sua segunda edição e pode ser adquirido também na versão digital na Amazon.
As questões que permeiam a maternidade são novamente abordadas em seu conto “Os olhos de Maria”, em que Carola, com sua prosa intimista, apresenta para o leitor o drama de uma filha, vista como desconhecida pelo pai, desperto após 28 anos. Maria tinha tudo do pai, o cabelo, a bunda, os costumes, mas os olhos eram da mãe e é por meio dos olhos dela que a narrativa acontece. Por meio dos olhos da mãe vemos diferentes ângulos da sua relação com a maternidade precoce, como por exemplo a dificuldade em ser mãe em meio a amigas solteiras, o preconceito sofrido e a sobrecarga deste tema que ocupava a sua cabeça quase que integralmente, “Não cabe mais nada na minha cabeça agora!” grita em pensamentos a narradora.
Ana Carolina é moradora de Realeza e desde 2011 atua como docente na Universidade Federal da Fronteira Sul. Apesar da sua paixão e relação precoce com a escrita, as publicações de Carola Ponto foram incentivadas pela sua participação no projeto Escreva, Garota! “um grupo de apoio, engajamento e capacitação continuada de mulheres que escrevem, fundado e coordenado por Lella Malta”.(Ricardo Luigui Živko).