CAPANEMA VIBRA COM O DESFILE DE SETE DE SETEMBRO
No dia 7 de setembro comemora-se a Independência do Brasil, pois foi neste dia, no ano de 1822, que Dom
No dia 7 de setembro comemora-se a Independência do Brasil, pois foi neste dia, no ano de 1822, que Dom Pedro tornou o país independente, às margens do rio Ipiranga. E para comemorar esta data as Escolas Municipais participam do desfile.
A Escola Rural Municipal Campos Sales Educação Infantil Ensino Fundamental está situada no distrito de Alto Faraday, Capanema, Paraná atende hoje 51 alunos distribuídos em 6 turmas de pré-escola ao quinto ano. A escola preocupada com o bom desenvolvimento sempre possui projetos que promovem e mobiliza a sociedade educacional.
A Escola Rural Municipal Afonso Arinos está localizado no distrito de São Luiz zona rural do município de Capanema, atualmente atende 66 alunos de pré-escola ao quinto ano no período matutino e vespertino, com o trabalho pedagógico compreende-se que todas as atividades teóricas e práticas desenvolvidas pelos profissionais do estabelecimento de ensino, buscam a realizar o melhor processo educativo escolar.
Na composição para o desfile agora se apresenta a Escola municipal em Tempo Integral Janete Katzwinkel que foi criada pela Lei municipal 1537 de 13 de novembro de 2014 e credenciada para ofertar a educação básica para toda a nossa Capanema. Recebeu esse nome em homenagem à Professora Janete que tinha na educação a certeza da transformação a escola. Hoje atende a 218 alunos de pré-escolar ao quinto ano, em período integral onde recebe maiores condições e possibilidades de aprendizagens nos conteúdos através de jogos educativos, atividades artísticas e cultural, oficinas interligada com a base Nacional Comum, ampliando a área de conhecimento do educando e permitindo uma visão mais globalizada.
A Escola Municipal Raquel de Queiroz que tem o nome em homenagem à escritora cearense Raquel de Queiroz. A escola foi fundada em 1991 e esta localizada no bairro São Cristóvão. A instituição ao longo do tempo passou e passa por positivas modificações que tende a aumentar os recursos financeiros e humanos os quais o municípios investem, a escola oferece oficinas pedagógicas, sala de recurso, projetos mais alfabetização, União faz a Vida, jovens empreendedores e bem na escola e bom de bola. A escola Raquel de Queiroz possui sua Fanfarra própria e através da Comunidade a escola teve seu estatuto atualizado no ano de 2016.