Cavalgada histórica movimenta entorno do Parque Nacional do Iguaçu
Turismo rural revela atrativos para além das Cataratas…
Durante o final de semana, cavaleiros das cidades vizinhas ao Parque Nacional do Iguaçu percorreram cerca de 30 quilômetros em estradas rurais do Município de Capanema (PR), com paradas turísticas para contação de histórias e trocas de experiências nas propriedades rurais lindeiras ao Rio Iguaçu, ao Parque Nacional do Iguaçu e atrativos rurais locais como Balneários e Agroindústrias.
O encontro começou na sexta-feira, 24 de agosto, no Balneário Martini, com um jantar de confraternização, música e conto de causos. No sábado cedo, após um café da manhá com produtos da agricultura familiar local, os cavaleiros ensilharam seus animais e partiram, por 15km nas estradas que margeiam o Rio Iguaçu e o Parque Nacional do Iguaçu, até chegar no Balneário do Kaú, onde um churrasco acompanhado de uma boa música tradicionalista aguardavam os participantes. “O objetivo é reunir pessoas que são amantes da natureza e que tem em comum o senso do Parque Nacional do Iguaçu e do Rio Iguaçu, que gostam de preservar e viver em harmonia com a natureza. A cavalgada é uma atividade que tem a identidade regional, é um costume antigo e uma forma de celebrar a amizade, celebrar a natureza e a integração das pessoas”, afirmou Adelio Demeterko, Diretor da Cataratas SA, principal promotora do evento.
Ainda no sábado a tarde a calvagada seguiu até a Comunidade São Luiz, onde se encontrou com outro grupo de cavaleiros, que se tornou uma grande festa. No domingo cedo, para rebater o frio, os participantes fizeram mais um trecho costeando o Rio Iguaçu, até o Balneário Wesling e retornaram para a comunidade São Luiz, onde diversos costelões ao fogo de chão, foram preparados para celebrar o grande encontro.
Um dos motivos da cavalgada é a de manter próximo os gestores, as entidades, as prefeituras e os moradores do entorno do Parque. Os organizadores da Cavalgada aproveitaram oportunidade para chamar a atenção da comunidade e dos participantes, sobre as questões ambientais e a importância do Parque Nacional do Iguaçu. Além disso, a cavalgada busca valorizar a gastronomia e a cultura regional das cidades vizinhas a unidade de conservação.
A Cavalgada Histórica de Santos Dumont integrou, nesta edição, o calendário da 20ª Feira do Melado, evento tradicional da cidade de Capanema, que comemora o aniversário da cidade vizinha ao Parque Nacional do Iguaçu. A feira do Melado é uma referência de evento popular para produtores rurais e comunidade no sudoeste do Paraná.