Estrela de 16 anos da Espanha leva para dentro de campo o orgulho do lugar em que nasceu através de símbolos, como o número 304, código postal da região em que ele foi criado.
Lamine Yamal faz 17 anos neste sábado, mas carrega consciência de gente grande. A joia do Barcelona e do ataque da Espanha na Eurocopa 2024 faz questão de mostrar ao mundo, durante os jogos, as origens da família. O jovem leva na chuteira as bandeiras dos países de origem dos pais imigrantes, além do número que representa o bairro espanhol onde ele cresceu.
Yamal foi criado em Rocafonda, bairro humilde da cidade de Mataró, a 30 km de Barcelona. Apesar de ter nascido em território espanhol, Lamine tem outras duas nacionalidades devido às origens da família. A mãe nasceu na Guiné Equatorial, enquanto o pai é marroquino.
O autor do gol que abriu o caminho para classificação contra a França, nas semifinais da Eurocopa 2024, tem as duas bandeiras, da Guiné e de Marrocos, marcadas na chuteiras. A tradição acompanha o menino antes mesmo de estrear na Eurocopa, nos jogos do Barcelona, clube em que começou na base aos sete anos. Yamal foi promovido ao profissional aos 15 e desde então é uma das maiores promessas da história do time catalão.
Outra homenagem às origens também está destacada no calçado e acompanha Lamine desde o início no Barcelona: o número 304. Nas comemorações do menino, ele faz o sinal com os números com as mãos, representando o código postal de Rocafonda. Com cerca de 15 mil habitantes, o bairro tem Yamal como grande ídolo local.
Pai de Yamal x extremistas
Por ser um bairro humilde e de maioria imigrante (cerca de metade dos habitantes é marroquino) Rocafonda sofre constante ataques pela diversidade presente. O local é alvo, por exemplo, do VOX, partido da extrema-direita espanhola, que já se referiu à região como “lugar de esterco multicultural”.
O pai de Lamine, Mounir Nasroui, já se envolveu em problemas com a polícia por defender o bairro desse mesmo partido. Em maio do ano passado, menos de um mês depois da estreia de Yamal com a camisa profissional do Barcelona, Nasroui atacou uma tenda do VOX que fazia campanha eleitoral em Rocafonda, com gritos de “racistas”.
no — disse o pai de Yamal em julgamento.
A estrela da seleção da Espanha volta a campo no domingo, na grande final da Eurocopa 2024.(GE).