Lautaro supera estatística zerada na Copa do Catar para liderar artilharia da Copa América em 2024
Com quatro gols no torneio, atacante da Inter de Milão pode ser artilheiro de um torneio com a seleção principal
Com quatro gols no torneio, atacante da Inter de Milão pode ser artilheiro de um torneio com a seleção principal pela primeira vez.
Lautaro Martínez está na história da Argentina como um dos campeões da Copa do Mundo de 2022. Mas, apesar da glória, o atacante de 26 anos deixou o Mundial do Catar sem conseguir marcar um gol sequer. E, entre 2022 e março deste ano, ficou 16 partidas em jejum pela seleção argentina.
A seca, porém, ficou para trás. Depois de marcar um dos gols na vitória por 3 a 1 contra a Costa Rica, em amistoso há quatro meses, o atacante da Inter de Milão chegou para a Copa América com outro astral. Ele entra na semifinal, nesta terça, às 21h, contra o Canadá, como o máximo goleador do torneio.
Até aqui, são quatro jogos e quatro gols. Quem chega mais próximo dele na tabela de artilheiros é o venezuelano Rondón, que já voltou para casa após a eliminação na fase anterior.
Caso se confirme a artilharia, será o primeiro torneio pela seleção principal em que Lautaro será artilheiro. Isso aconteceu na base, no Sul-Americano Sub-20 de 2017, quando ele marcou cinco gols e dividiu o posto com Rodrigo Amaral (Uruguai), Marcelo Torres (Argentina) e Bryan Cabezas (Colômbia).
Na seleção principal, fez dois gols na Copa América de 2019, que teve Everton Cebolinha e Paolo Guerrero como artilheiros com três gols; marcou outros três na Copa América de 2021 vencida pela Argentina, que teve Messi, Lapadula (Peru) e Luis Díaz (Colômbia) como goleadores com quatro gols; e fez sete nas Eliminatórias da Copa de 2022, que teve o boliviano Marcelo Moreno artilheiro com dez.
Com os quatro gols nesta Copa América, chegou a 26 pela Argentina, ultrapassando Daniel Passarella e Luis Artime e alcançando a oitava posição entre os maiores artilheiros (veja a lista mais abaixo).
Campeão italiano pela Inter de Milão e artilheiro da última Serie A com 24 gols, o atacante vem há cinco temporadas com números altíssimos de gols pelo clube italiano. Fez 21 em 2019/20, marcou 19 em 2020/21, conseguiu 25 em 2021/22, fez mais 28 em 2022/23 e, na última temporada, marcou 27.(GE).