Grêmio é dominado pelo Vasco no 2º tempo, decepciona e gera cobranças no vestiário
Time de Renato tem má atuação e sai derrotado para o ex-lanterna, que sequer havia marcado dentro de casa no
Time de Renato tem má atuação e sai derrotado para o ex-lanterna, que sequer havia marcado dentro de casa no campeonato.
O Grêmio voltou a ter um mau desempenho, perdeu para o ex-lanterna e foi a vítima do primeiro gol marcado pelo Vasco em casa no Brasileirão. A derrota por 1 a 0foi justa e gerou cobranças fortes para alguns jogadores. Renato falou em falta de entrega durante a partida.
Era uma tarde de domingo em que as expectativas estavam altas para o lado gremista. Afinal, antes da bola rolar, o Tricolor visitava o último colocado do campeonato, sem torcida e com apenas duas vitórias. Após um primeiro tempo razoável, o Grêmio sucumbiu depois do intervalo e decepcionou.
Horas antes do jogo começar, Renato já havia dado o recado de que era preciso se aproveitar do mau momento do adversário, que vive uma pressão por conta da péssima campanha. Mas nada do que foi projetado se confirmou. Pelo contrário. O otimismo se transformou em críticas.
A equipe gaúcha entrou em campo com mudanças no time. O comandante abriu mão dos três zagueiros e usou Ferreira como titular. Desde o dia 25 de março, quando se lesionou pela última vez, que o camisa 10 não iniciava um jogo entre os titulares. No meio, Nathan ganhou sequência, já que Cristaldo segue fora.
Mas a estratégia não funcionou. Ferreira, aberto pela esquerda, até tentou com suas jogadas individuais, mas pecou no acabamento e tomou decisões erradas. Nathan, como já tinha sido contra o Goiás, teve atuação apagada e pouco contribuiu. Os dois foram os primeiros a sair.
Bitello é outro que decaiu junto com o time. Há um tempo o Tricolor não tem um desempenho convincente. Mesmo na vitória diante do Atlético-MG o time não jogou bem. Nos últimos cinco jogos, o Grêmio venceu apenas um e despencou no Brasileirão. Atualmente é o sexto colocado.
A bronca de Renato após a partida foi para jogadores que, segundo ele, não se entregaram durante os 90 minutos. Ele reconheceu que o time jogou mal. Ao longo da entrevista, o tom crítico aumentou. O treinador não citou nomes, mas foi claro ao dizer que faltou entrega a alguns.
– Sim, foi abaixo (desempenho), conversei com eles agora e cobrei. Equipe que pensa em título e estar na Libertadores não pode jogar abaixo do esperado. Não são todos, mas acredito que alguns jogadores poderiam ter se entregado mais. Era uma decisão para o Vasco e uma decisão para o Grêmio. No Brasileiro, todos jogos são importantes e precisa ter entrega – avaliou o treinador.
Na metade da entrevista coletiva, Renato foi questionado sobre as cobranças que fez dentro do vestiário. O técnico admitiu que estava chateado com a postura de alguns jogadores em campo e salientou: os reforços chegaram e ninguém tem cadeira cativa no time.
– Sou eu que cobro. Eu sempre falo pra eles que estão em um clube como o Grêmio, tem tudo do bom e do melhor, em todos os sentidos, com salários em dias. O que eu cobro, e por isso que estou chateado, é a entrega dentro do campo. Tem que ser durante os 90 minutos, até porque são pagos por isso. Milhões de jogadores gostariam de estar no lugar deles. Então tem que aproveitar a oportunidade. Mas meu grupo deu uma inchada e a fila anda. Anda lá fora e anda aqui dentro. Comigo a fila vai andar. As oportunidades estão sendo dadas. Se não aproveitou, dá licença que o companheiro dele vai ter oportunidade também – cobrou.
O principal objetivo no ano é a classificação para a Libertadores. O melhor caminho para isso acontecer é o Brasileirão, apesar de ainda estar na Copa do Brasil, mas o 2 a 0 para o Flamengo no jogo de ida da semifinal deixou mais distante o sonho do título. A diferença para o líder é de 14 pontos.
Por mais que o momento da equipe não seja bom, Renato ganhou reforços na janela. Lucas Besozzi estreou contra o Vasco, mas ainda precisa de entrosamento. Luan, João Pedro e Rodrigo Ely devem ganhar chances nos próximos jogos. Caíque ficou no banco neste domingo.
– Os jogadores que chegaram vão ajudar, mas precisam de alguns jogos para se entrosar, para conhecer a forma que jogamos e vão nos ajudar sim, porque acompanham eles e em seus clubes estavam bem – completou.
Os jogadores voltaram para o Porto Alegre na noite de domingo e ganharam folga nesta segunda-feira. A reapresentação será na manhã de terça, quando a comissão vai iniciar a preparação para o duelo contra o Fluminense, no próximo domingo, às 16h, na Arena, pela 19ª rodada do Brasileirão.(GE).